A classe de palavras de obrigado e «muito obrigado»
A palavra obrigado ou obrigada, quando usada como forma de agradecimento é considerada uma interjeição? E no caso de «muito obrigado(a)», é uma locução interjectiva?
«Filho da mãe» e «filho da puta»
Gostaria da explicação da diferença entre «filho da mãe» e «filho da puta».
(Não é gozo!)
A divisão silábica de ia, íamos e saía
Deparei-me com a seguinte dúvida: como fazer a divisão silábica das formas verbais ia, íamos e saía? Ia é um monossílabo? Íamos é um dissílabo?
Obrigada.
Álcool
Gostaria de saber se a palavra álcool é proparoxítona.
Ênfase a
A palavra ênfase usada na voz passiva com o verbo dar:
Exemplo: "O nosso curso é dado ênfase a ou em conversação"?
O plural de pixel, novamente
Apesar de ter consultado as vossas respostas anteriores a dúvida relativamente ao plural de “pixel” continua por esclarecer (sugerem “pixels”, “píxeis” e “pixéis”). Dado que a informação disponível data de 2004, pretendo saber se já existe informação mais concreta em relação a este assunto.
A expressão temporal «todos os anos»
Estou fazendo um trabalho com meus alunos sobre animais em extinção e surgiu este problema: devo dizer que «determinado animal em quase todos os anos figura na lista tal» ou «quase todos os anos figura na lista tal»?
Muito obrigada.
Pérgula e pérgola
Podem usar-se indistintamente os termos pérgola e pérgula?
Obrigado.
Presente na reunião
Qual a forma certa: «estarei presente na reunião» ou «estarei presente à reunião»?
Regência de começar
«Sua reportagem, que desvenda passagens nunca antes reveladas da Guerrilha do Araguaia, começa à página 28.»
Pergunto: está correto «à página»? Não seria «na página»? Porquê?
Obrigado.
