Lamber
Uma colega minha insiste em "lember".
Será que isto está correcto? Não acredito. Para mim, deveria dizer-se, tal como se escreve, "lamber". Ou será que "lember" existe e tem o mesmo significado?
Agradecia que me resolvessem esta disputa.
Obrigado.
Gado, nome coletivo
Gostaria de saber se a palavra gado pode ser considerada um nome coletivo.
Chinela = chinelo
O calçado que cobre apenas a parte anterior do pé é um chinelo ou uma chinela?
O emprego dos verbos corrigir e erigir
Tenho dúvidas sobre o emprego das palavras corrigir e erigir. Quando se trata de identificar erros em textos produzidos por escrito, diz-se corrigir, e será que podemos utilizar o termo erigir quando se trata de "corrigir" outra pessoa ou "autocorrigir-se"?
A etimologia da palavra respeito
Qual a origem etimológica da palavra respeito?
A sintaxe do verbo constituir
Estou a rever um resumo de mestrado, e a colega usou a seguinte frase: «Este trabalho visa estudar..., constituindo-se um estudo exploratório.» O uso do reflexivo está correcto? Não seria necessário escrever «constituindo-se como um estudo» ou, em alternativa, «constituindo um estudo»? Reparei que há diversas ocorrências com esta expressão na Internet, mas são sobretudo de páginas em português do Brasil. Alguém poderia esclarecer-me esta situação?
Muito obrigada!
Sobre o plural de «curriculum vitae»
Apesar de ser um tema (quase) debatido à exaustão, persiste no meu espírito uma dúvida quanto à expressão «curriculum vitae», aliás, quanto ao seu plural.
Se a tradução para português desta expressão é «currículo da vida», o plural da mesma seria «currículos das vidas». Afinal, trata-se de vários currículos, respeitantes a várias vidas.
Então, porquê o plural latino «curricula vitae»? Porque não «curricula vitarum»?
Agradeço muito quaisquer esclarecimentos que possam dar sobre esta matéria.
Nomes próprios, acentos
Gostaria que me esclarecessem uma curiosidade.
Apesar dos nomes próprios também serem acentuados, é prática no Brasil não utilizar acento e nem c de cedilha nos nomes próprios em vários documentos como: CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento, etc.
Em Portugal também é assim?
Os países europeus que utilizam acentos também os omitem em documentos?
Obrigado.
Uso de maiúsculas com períodos históricos
1) Os períodos da História humana (paleolítico, mesozóico, cenozóico, etc.) devem ser grafados em maiúsculas, ou minúsculas?
2) A palavra humanidade (no sentido do conjunto dos seres humanos) deve ser grafada em maiúscula, ou minúscula?
Aproveito também para solicitar indicações das melhores gramáticas da língua portuguesa, em que eu possa sanar dúvidas como estas.
Antecipadamente agradeço.
A prolação da palavra vacina
Vacina – como pronunciar? Confrontada com a questão sobre o modo de pronunciar este vocábulo solicito a vossa ajuda. A primeira sílaba é aberta ou fechada?
