Consoante e conforme como conjunções
Relativamente às conjunções consoante e conforme, gostaria de saber se as seguintes frases estão corretas:
(i) «Consoante a noite caía sobre a cidade, uma aura de serenidade dispersou-se pela ala três da maternidade Francisco de Noronha.»
(ii) «Conforme iam repondo o stock dos fármacos, o farmacéutico lembrou-se do pedido que lhe tinham enviado os enfermeiros da manhã.»
A minha dúvida é alusiva a essas conjunções, ou seja, podem empregar-se dessa forma? Já me ficou claro que a conjunção segundo não faz sentido nestes contextos, contudo, este é um tema que me suscita bastantes dúvidas.
Agradeço, desde já, toda a informação que me possam proporcionar.
O feminino e os dicionários de Português
Ao ler recentemente um editorial de uma revista de grande tiragem, deparei-me com o termo "obrigada" com o sentido de agradecer; consultei o dicionário e apenas encontrei o termo "obrigado", venho portanto colocar-vos esta questão e manifestar aqui o meu apreço por esta página e pelo vosso excelente trabalho na manutenção da Língua Portuguesa.
Sou estudante (Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Aberta).
O regionalismo ritas
Por ter introduzido a expressão na pesquisa e desconhecendo por onde vem a resposta, solicito ajuda (esclarecimento), sobre tal palavra, pois na minha aldeia (Malpica do Tejo), ritas = cócegas. Verdade?
O uso do hífen em «eixo hipotálamo-hipófise-supra-renais»
É ou não correcto o uso do hífen na expressão «eixo hipotálamo-hipófise-supra-renais»?
Arava
(um substantivo da obra de Aquilino Ribeiro)
(um substantivo da obra de Aquilino Ribeiro)
Qual é o significado de “arava”? Aquilino Ribeiro diz-nos «que é uma fruta que anda aos pontapés» e localiza-a no Brasil. Portanto, fáceis de encontrar; e, contudo, ao consultar vários dicionários, são todos omissos.
Que tipo de fruta é? Qual o seu nome científico? Os nomes populares? A etimologia? Qual a grafia correcta?
Junto envio breve citação em que consta o verbete "arava":
«A bruaca era a bolsa de coiro em que no Coxipó tínhamos o nosso tesouro. É onde o sertanejo mete tudo, os haveres, as bananas e até a arava madura, que é uma fruta que anda aos pontapés. Mas bruaca que é dela? O Leôncio procurou-a por toda a parte inutilmente.
– Pergunta à Maturina...»
Quando os Lobos Uivam, p. 179
Grato pela atenção dispensada.
Funções sintácticas à luz da TLEBS (Portugal)
Agradecia que me sugerissem, à luz da nova terminologia, a análise sintáctica da seguinte frase: «Amanhã a Rita e o Manuel estarão contentes no circo com o seu melhor amigo Hugo.» Obrigado pela atenção.
O neologismo “farolar”
Há anos que utilizo o verbo “farolar” para significar «acender e apagar os faróis»! Creio que poderia ser um neologismo sem que eu pretenda direitos de autor...
"Bouquet"
Bouquet pode ser usado na língua portuguesa?
«Quero é ser feliz», uma frase clivada
Li a frase : «eu não quero ter razão, quero é ser feliz». Poderiam explicar este uso, com a omissão de «o que eu» («eu não quero ter razão, o que eu quero é ser feliz») já que nunca antes o tinha ouvido?
Muito obrigada.
Juventude/adolescência
A juventude é o período da vida humana que estende-se de quando até quando?
É o MESMO que adolescência? Afinal podemos chamar um homem de 25 anos de jovem; moço; rapaz? Agradeço intensamente a quem possa me responder.
