DÚVIDAS

As acepções da palavra educação
Não acredito que o termo educação utilizado pelo Governo para se referir ao grau de instrução de um país esteja correto. Na sicla MEC (Ministério da Educação e Cultura) o Governo trata educação como a instrução que a pessoa recebe no banco de escola, porém, eu entendo que o que a pessoa recebe na escola venha a ser instrução, e educação o que recebe em casa. Visto que existem pessoas diplomados que não têm nenhuma educação, polidez para lidar com os outros. Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
«Patamar de Peter»
Encontrei na crónica A prateleira que nos mostra bem, de Ferreira Fernandes (Diário de Notícias, 29 de dezembro de 2010), a expressão «atingir o patamar de Peter» e não consegui entender bem o sentido, nem pesquisando na rede. A frase completa é:  «Seja porque ele atingiu o seu patamar de Peter (não exerce bem o cargo) ou porque é vítima de injustiça – não interessa, o facto é que quem de direito o quer demitir.»  Como tenho de traduzir para italiano o texto, quereria mais informações sobre a origem desta expressão e o seu significado.  Obrigada.
O adjectivo hessiano (relativo a Ludwig Otto Hesse)
Em matemática existem uns objectos designados por matrizes. Um determinado tipo de matrizes tem o seu nome associado ao matemático alemão Ludwig Otto Hesse. Em todos os livros que consultámos, essas matrizes são designadas por «matrizes hessianas». Não deveriam estas ser designadas por matrizes hesseanas? Já agora, hesseana/hessiana não deveria ser escrita Hesseana/Hessiana?
Sobre intertextualidade
Machado de Assis escreveu uma história, muito conhecida, a que deu o nome de "Um apólogo". Suponhamos que outro escritor tenha a idéia de escrever um conto, um apólogo, mantendo, embora com um tema totalmente diferente, a estrutura narrativa do texto de Machado, o número de personagens, a inusitada conversa entre objetos, finalizando com uma reflexão de cunho moral. O que é esse texto? Não é uma paródia, pois não há intenção humorística; não é paráfrase, que o tema é diferente; tampouco seria plágio, pois o hipotético escritor tem a clara intenção de fazer o leitor reportar-se ao apólogo de Machado, mediante referências às vezes sub-reptícias, às vezes evidentes. Seria uma recriação literária? Agradeço a gentileza da resposta.
Artigo = art.º, ainda
Resultou claro da explicação dada por José Neves Henriques que se deve escrever sempre "art.°" e não "art°", porém fico com a dúvida se será incorrecto escrever (abreviar) apenas "art." dispensando o "°"? Por outro lado, os exemplos dados suscitam ainda mais dúvidas, a saber: "adj." ou "adj.°", "méd." ou "méd.°", de harmonia com o tal "art.°" ? É ou não obrigatório escrever o "°" nessas abreviações? Grato pela resposta.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa