«A homem pobre ninguém roube» IV
Pensando que poderá arrumar de vez a questão da função de «A homem pobre» na frase «A homem pobre ninguém roube»», gostaria apenas de perguntar à Sr.ª Dr.ª Maria Regina como se deveria então classificar tal sintagma se o provérbio fosse «A homem pobre ninguém tire»...? Arruma a questão, não arruma? Pode ser complemento indirecto e, neste provérbio-variante, é-o mesmo! Ansioso por um "feed-back" ("retroacção"? Algo obscuro... "resposta"? Algo estreito... Como traduzir aqui?) Obrigado.
Largueza e largura
Venho pedir esclarecimentos sobre as diferenças que existem entre as palavras largueza e largura.
A circulação devida à idade
Podemos dizer: a má circulação devida à idade? Ou devido à idade?
MUPI
Penso que "mupi" é a adaptação da sigla inglesa "moopi" (espécie de placard publicitário). Qual a forma correcta de escrever?
Descertificar
Agradecia que me elucidasse sobre a palavra descertificar; se existe ou não. Será infirmar a palavra que deve ser usada para se esclarecer que a certificação foi negada?
"Punaise" = percevejo
Procuro a forma correcta para designar em português os 'Punaises'... Existe alguma forma 'aportuguesada', como Pionéses? Ou teremos um termo de facto 'nosso' (que se calhar está mesmo à frente dos olhos... normalmente são sempre os mais óbvios que nos escapam... :))?
A palavra tendura
Gostaria de saber o significado da palavra (tendura) que li no livro O Último Selo, de José Rodrigues dos santos. Obrigado.
Análise morfológica do nome interesse
Solicito a vossa preciosa ajuda no esclarecimento do processo de formação da palavra interesse (nome).
Pode ser nominalizaçao deverbal? Ou derivação não afixal, dado que tem origem etimológica em inter esse (latim)?
Muito obrigado.
Acorde
Existe a expressão “Estamos acordes”?
Canal da Mancha
Por que Canal da Mancha, nome dado ao "English Chanel"?
