Diálogo e monólogo: funções
Funções monológicas e funções dialógicas.
Quero saber o que são essas funções. Dê exemplos.
Agradeço.
Salvas ou salvo?
Na afirmação “Todas as queixas apresentadas, salvas duas excepções, careciam de fundamento” pode-se substituir o “salvas” por “salvo”? Tenho dúvidas quanto a esta frase uma vez que já vi as duas redacções.
Sarro (Brasil)
Tenho dúvida a respeito da colocação dessa frase, preciso sair dessa.
«Você está tirando o meu sarro?» Falei essa frase, e uma pessoa que me humilha muito me corrigiu, falando a frase abaixo. Pergunto: dá para eu sair dessa dando uma explicação para a frase «Você está tirando o meu sarro»? Acredito que «o meu sarro» está errado, mas não queria dar esse gostinho para a pessoa.
Essa foi a forma que a pessoa falou que seria o correto, morrendo de rir: «Você esta tirando o sarro de mim?»
Me ajude por favor.
Sapa
Qual o feminino de sapo?
Tipos de paralelismo
Gostaria de encontrar conceitos, diferenças e alguns exemplos em relação aos 3 tipos de paralelismo: gramatical, rítmico e semântico (como explica prof. Othom).
A origem da palavra saudade
Eu gostaria de saber mais sobre a origem da palavra saudade. Vasconcellos, 1914, afirma que sua origem teria a ver com solidão, do latim solitas, e que teria incorporado elementos de «salvação», «saúde», «saudação». Há também uma hipótese que teria surgido do árabe. Os árabes haveriam traduzido a melancolia do grego (bile negra) para sua língua e a saudah (negro, preto em árabe) teria originado a saudade portuguesa. O que lhes parece? Será que a palavra teria sido consolidada em 1580 pelos grandes escritores portugueses de então?
Ficarei muito grato por vossa resposta.
O significado de «chapada/bofetada de luva branca»
Gostava de saber qual o significado da expressão «chapada de luva branca»? Pode me dar alguns exemplos do seu uso?
Sobre a palavra veredicto/veredito
Consultando dicionários como Aurélio e Houaiss, percebi que a palavra "veredito" (grafada sem C) não existe ou, pelo menos, não está devidamente dicionarizada, pois é registrada apenas a variante "veredicto".
No Brasil é mais comum ouvir a palavra pronunciada como [vere'ditu] ou [viri'ditu] onde o C nunca é pronunciado.
Estaria essa pronúncia realmente correta, visto que por aqui não se costuma conservar este tipo de consoante quando não é articulada?
Convidamos-vos
Conjuga-se «convidamo-vos» ou «convidamos-vos»?
Qual o feminino de faraó?
Gostava que me esclarecessem esta dúvida: Qual o feminino gramaticalmente correcto de “faraó”? É “faraona”, “faraoa” ou ambos? Antecipadamente grato.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
