DÚVIDAS

Provérbios variados
Gostaria de saber o significado dos seguintes provérbios: 1. «Voz do povo, voz de Deus»; 2. «Quem conta um conto acrescenta um ponto»; 3. «Gato escaldado de água fria tem medo»; 4. «Quem espera sempre alcança»; 5. «No meio é que está a virtude»; 6. «Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és»; 7. «Cão que ladra não morde»; 8. «O dinheiro é bom servidor, mas mau senhor»; 9. «Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer»; 10. «Quem não arrisca não petisca».
Até (com valor de inclusão)
«Até às 10 horas»; «até dia 15»... A questão, por mais básica que seja, é a seguinte: Quando utilizamos a palavra "até", devemos considerar que estamos a falar inclusive ou exclusivamente? Pessoalmente, acho que devemos falar exclusivamente, no entanto, já me questionaram se não devia de ser inclusivamente. Em última análise, após a frase, podemos sempre colocar "inc. ou exc.", mas não me parece que seja o mais correcto.
Casa de banho ou quarto de banho
Em animada conversa com minha sogra sobre as diferenças que havia há 30 anos - falta de electricidade, água canalizada, esgotos, etc. - surgiu o assunto das "casinhas" que existiam na maioria das residências, no seu exterior. Foi então que ela citou que o nome casa de banho deve-se à antiga casinha, que passou para dentro de casa, acrescida da função banho. Eu discordei : conheço o termo casa de banho, mas acho correcto chamar-se o recinto de quarto de banho. Afinal, qual é certo? E, já agora, o termo casa de banho não foi encontrado por mim em nenhum dicionário que possuo. Existe ou é expressão de uso corrente sem origem definida?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa