«No sábado» vs. «ao(s) sábado(s)»
Funcionar aceita a preposição em ou a?
«Funciona nos sábados.»
«Funciona aos sábados.»
Grato!
Te ou ti
Nunca sei quando empregar na escrita te ou ti. Qual o modo de identificar correctamente?
«Que horas são?» = «quantas horas são?»
Gostaria de tirar uma dúvida sobre como perguntar as horas. Por exemplo, por norma perguntamos: «Que horas são? São duas da tarde.» Também é correcto* perguntar «Quantas horas são? São duas da tarde»?
Obrigada.
*N.E. Manteve-se a forma "correcto", com "c", anterior à aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. A grafia atualizada é correto.
A sintaxe do verbo chegar
Gostaria de saber se, na frase «Juntando a competência dos investigadores com a incompetência do ladrão, depressa se chegou à detenção de...», o verbo «chegou» é transitivo indirecto.
Obrigada.
As formas têm e tẽem, de ter
Por que motivo se abandonou a forma "teem" por "têm", quando a pronúncia se calhar até recomendaria uma forma que ligasse a "entretém", "também", "Sacavém", ou seja, uma hipotética forma "téem"? "Téem" mantém as duas sílabas visualmente correspondentes à pronúncia. E se "têm" tem de ser lido com duas sílabas, então porquê termos "vêm" por "véem", mas termos só "vêem", este sim perfeitamente lógico, com duas sílabas. Ainda por cima, "ê" não corresponde em mais nenhum caso senão nos "-êm" ao som "â" (peço desculpa por não saber utilizar o alfabeto fonético). Já "é" por "â" é comum nos tais "-ém".
Sobre as palavras terminadas em n
Percebi que na língua portuguesa, apesar de para minha pessoa parecer incorreto, existem diversas palavras que terminam com a letra n. Exemplos: hífen, hímen e sêmen. Existe alguma regra no idioma para estas palavras terminarem com a letra n ao invés de m?
A diferença entre local, localização e localidade
Uma dúvida: qual é a diferença entre local, localização e localidade?
A regência do verbo concordar
Gostava de saber a regência do verbo concordar.
O artigo definido e o nome dos países
Esta é apenas uma questão de pura curiosidade. Existe alguma razão especial para se dizer no Iraque, na França, na Alemanha,... e não se dizer no Portugal, no Cabo Verde, no Moçambique, no Timor-Leste, no Israel...? Desde já obrigado.
Formação de palavras:
Na expressão: coordenação "visomotora", a palavra em destaque como é classificada? É uma palavra formada por hibridismo? Ou por derivação prefixal? O elemento "viso" existe como prefixo e como radical. O que considero? Como diferenciar? Está correta a união sem hífen?
