“Pedipaper”
Vamos organizar, na escola onde trabalho, um pedi-paper. Mas, como se escreve? Esta palavra não é de origem inglesa, como rally-paper.
Parece-nos um "aportuguesamento", pelo que não estará correcto Peddy-paper nem Peddie-paper. Como se escreve?
Análise morfológica e análise sintáctica + pronominalização verbal
Gostava da saber qual é a diferença entre análise morfológica e análise sintáctica. E o que é a pronominalização verbal?
Obrigada.
«Vou ir», outra vez
A forma perifrástica é constituída por um verbo principal, no infinitivo ou no gerúndio, e um verbo auxiliar, no tempo que se quer conjugar. Por isso, gostaria de saber se está correcto dizer-se «vou ir», sendo que se trata de um pleonasmo.
A expressão «vem a calhar»
Primeiramente, gostaria de parabenizá-los por essa excelente ferramenta de auxílio em prol da cultura. Embora a expressão «vem bem a calhar» não seja tão popular aqui no Brasil, gostaria de saber sua etimologia.
A vírgula em lugar de «por sua vez»
«Camões nasceu em Portugal. Cervantes(,) nasceu em Espanha.»
Tendo em conta a frase antecedente, será possível usar a vírgula que coloquei entre parêntesis? Pareceu-me um uso errado. Aparece num manual escolar e afirma-se que substitui expressões como «por sua vez» (a qual apareceria entre vírgulas). Afirma-se também que na segunda frase só se pode usar a vírgula se houver um contexto antecedente, pois de outro modo separaria sujeito de predicado. Será isto possível? Seria normal se o verbo nasceu fosse omitido, penso eu.
Nomes concretos e abstractos
Hoje na aula de Português tive umas dúvidas sobre os nomes concretos e abstractos. Gostaria de saber se ar, vento, réveillon, sol, e olho são nomes abstractos.
Obrigada.
A grafia do termo carma
Em português (de Portugal) correcto deve escrever-se "Carma", ou "Karma", termo de origem oriental?
Formas corretas: adjetivos compostos relativos a cores
Estas formas estão corretas? Se não, qual seria o aconselhável?
1. calças vermelho-metálicas
2. placas amarelo-transparentes
3. mesas branco-foscas
4. garrafas azul-claras transparentes
5. mesas marrom-escuras foscas
6. latarias verde-claras metálicas
A evolução do significado de embora (advérbio, conjunção)
Gostaria de saber como se processou a evolução do significado da palavra embora para que de uma ideia de «em boa hora» derive uma significação de «porém».
Sobre a classificação de quando
Como se classifica quando nas frases apresentadas?
«Estavam agora terrivelmente enervados e não sabiam o que haviam de fazer, quando o ministro americano se lembrou de repente de que dera autorização...» e «Mal tinha, porém, andado umas milhas, quando ouviu alguém a galopar ao seu encalço».
Gostaria igualmente que me explicassem o significado de «mal tinha».
Muito obrigado!
