Advocacia ou advogacia?
Gostaria de saber se este termo está correcto.
Já não é a primeira vez que oiço e leio esta palavra na comunicação social e nos jornais.
Tive sempre como correcta a palavra advocacia.
Género ou gênero?
Li, numa "cibernota", a pergunta colocada há tempos (em concreto, sobre a palavra "personagem"), a palavra "gênero". Trata-se de gralha, sempre possível, ou de uso voluntário da palavra com aquela acentuação?
Novembro do corrente ano
Será correcto referir mês de Novembro do corrente ou terei de referir mês de Novembro do corrente ano?
Sobre a pronúncia do s
Quais são as regras que explicam a forma como pronunciamos os ss?
Aqui no Algarve é comum ouvir pessoas a pronunciar os ss como j no final das palavras, não só quando a palavra seguinte começa por consoante sonora, mas também quando começa por som vogal, em vez do som z que as outras utilizam.
Mas também reparei que, pelo menos aqui, a maioria das pessoas ocasionalmente utiliza a outra forma que não aquela que utilizam por regra. Facto que achei curioso, e que gostaria de saber se existe alguma explicação para essa variação ou se apenas aleatória, e já agora, se haverá alguma regra geral para a pronúncia do s, que possa indicar que forma é que deve ser utilizada na situação que enunciei.
Junto de / junto a / junto com
«Junto de», «junto com» ou «junto à»?
Verbo explodir
Desempenho as funções de Especialista Superior na Carreira de Apoio à Investigação e Fiscalização do SEF (MAI) e gostaria de saber como se conjuga o verbo explodir no presente do indicativo, já que tenho dúvidas em relação à primeira pessoa do singular. Grata pela atenção dispensada.
Estada e estadia
Qual é a diferença entre estada e estadia? Eu julgava que as mesmas teriam o mesmo significado, sendo estada uma palavra mais antiga e estadia uma actual.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O significado do ditado popular «Na cama que farás, nela te deitarás»
Gostaria de saber o significado do ditado popular «Na cama que farás, nela te deitarás».
O uso da preposição: termos regente e regido
Estava consultando o "site" e me ocorreu uma dúvida sobre o uso da preposição e termos «regente» e «regido». Considere o exemplo:
«O porte de arma pela população não tem consenso.»
Para a preposição «de», «o porte» seria o termo regente, enquanto «arma», o regido. E para a preposição «por» (per + a), «população» seria o termo regido, mas aqui se encontra a dúvida, qual seria o regente:
– «o porte», e aí teríamos um significado incompleto; – ou o «porte de arma»?
Agradeço se puder responder.
Masculino de musa?
Gostaria de saber se há o equivalente masculino de musa? Antecipadamente lhes agradeço.
