DÚVIDAS

Centígrados + percentagem

Nesta resposta pode ler-se:
«Os símbolos das unidades são escritos a seguir aos algarismos que representam a grandeza, com um espaço de intervalo (ex.: 3 min). O símbolo do grau Celsius (conhecido por centígrado) é ºC. Portanto, por exemplo, deve escrever 10 ºC e não «10ºC, ou 10º C, ou 10 º C»). No caso da representação em percentagem, eu considero que o conjunto é que representa a percentagem, e escrevo, por exemplo, 10% (`dez partes em cada cem´) e não «10 %».

Ao seu dispor,
D´ Silvas Filho»

Duas observações (se calhar já obsoletas):

1 – «conhecido por centígrado»:
[http://www.bipm.org/fr/si/history-si/temp_scales/ipts-48.html]
O grau Celsius não é conhecido por centígrado nem pode ser, pois são coisas diferentes. Tal como acontece, por vezes, com palavras que parecem redundantes, se atendermos à origem, graus Celsius e graus centígrados não têm nada a ver uns com os outros. Quer dizer, a sua definição é diferente (desde 1954). E parece que homenagear Celsius e evitar confusões com o prefixo “centi” também ajudaram a mudar o nome da escala. Foi o escolhido entre as opções: grau centígrado; grau centesimal; grau celsius.
[http://www.bipm.org/en/si/si_brochure/appendix1/decisions_base_units/decisions_temperature.html]
A unidade 'grau Celsius' é igual à unidade 'kelvin';
O grau Celsius é a mesma escala lida em cima de um escadote!: serve apenas para dizer 30 em vez de 303,15. O valor da unidade é o mesmo; quer dizer: de 30 ºC para 31 ºC vai o mesmo que de 303 K para 304 K.
A definição de grau centígrado vem, como nos lembramos, de dividir em 100 segmentos a diferença da altura de uma coluna de mercúrio entre o ponto de congelação e o de ebulição, da água... (Anders Celsius, 1701-1744). Os links contam a história.
A definição de kelvin vem do ponto triplo da água, e os graus Celsius apenas transformam os valores para números mais corriqueiros. [http://www.bartleby.com/64/C004/016.html]

2 – «eu considero que o conjunto é que representa a percentagem»
Se por vezes há excesso de humildade (em prejuízo da simplicidade das respostas) por parte dos estimados e doutos consultores do nosso essencial Ciberdúvidas, outras vezes...
O símbolo % significa estritamente o número 0,01. Como se sabe, um espaço também serve para indicar multiplicação. Assim, escrever 10 % quer dizer 10 x 0,01. Logo se vê que não fica bem escrever 10% pois é como escrever 100,01 quando se quer dizer 10 x 0,01.
Mas é um engano tão vulgar, que até no próprio documento do BIPM, "Le système international d'unités", se pode encontrar um exemplo! Apesar de ser evidente, quando se nota que % apenas significa o número 0,01, que deve haver um espaço a separar os dois números que se escrevem, calculo que seja praticamente impossível conseguir abolir este mau hábito.
Também não é difícil chegar a essa conclusão, pensando que % é um símbolo (neste caso de um número) como kg é um símbolo (neste caso da unidade quilograma) e se há espaço entre o valor numérico e o símbolo da unidade, também deverá existir entre o valor numérico e o símbolo de 0,01.
É com grande apreço e admiração que sigo o esforço que o Ciberdúvidas tem feito para se manter actualizado e rigoroso nestas matérias, compreensivelmente longe de serem as preferidas dos estimados linguistas, digo eu...!
Estas minhas observações têm intenção de ajudar nessa, às vezes górdica, tarefa.

Resposta

Começo por lhe agradecer as suas observações. Este fórum de estudo da língua engloba também os leitores. Na quase indiferença generalizada pela protecção do precioso património que é a nossa língua, a missão graciosa de que nos incumbimos não é de facto nada fácil, como diz. Daí ser sempre útil toda a ajuda de pessoas interessadas, seja com pareceres esclarecedores, seja simplesmente com algum estímulo para nos aumentar a coragem.
Mas vamos às suas considerações.

Graus centígrados

Os graus Celsius também estão baseados numa escala centígrada. São centígrados. Foi mesmo, esta última, a designação dada inicialmente aos graus de temperatura baseados na diferença entre a do gelo fundente e a da ebulição da água (os dicionários continuam a referir este facto). Temos de nos lembrar que em Ciberdúvidas não nos dirigimos só aos estratos de formação mais recente. Sublinho que na resposta que cita eu disse: «grau Celsius (conhecido por centígrado)» e não o inverso.
Reconheço, porém, que teria sido mais exacto se tivesse acrescentado a `centígrado´: `designação caída em desuso´. É o que farei de futuro.

Percentagem

É ponderável a sua observação, mas olhe que Guilherme de Almeida, no seu livro «Sistema Internacional de Unidades», e. Plátano, Abril de 2002, p. 46, regista: 220 V ± 10% (sem espaço). Estou, portanto, bem acompanhado, na minha decisão de não deixar espaço entre os algarismos e o sinal %. Escrevi «considero que o conjunto é que representa a percentagem» porque é esse o meu ponto de vista e porque, sendo pessoal, não obriga ninguém a segui-lo (processo que adopto frequentemente nas minhas respostas, dado que não me considero autoridade para impor regras e que o meu horizonte é sempre o bom senso).
No caso em apreço sigo a recomendação de que não deve haver também espaço (em rigor meio espaço) na representação de graus, minutos e segundos (ex., do mesmo livro acima citado, p. 45, n. rp. 4: 14º 15’ 22”.
Matematicamente, quando se estabelece que % é um símbolo que representa 1/100, de facto 10 × % × 20 é igual a 2, pois é esse o cálculo feito: 10/100 × 20 = 2. No entanto, para mim, `10% de 20´ tem o sentido de `assim como se consideram 10 em cada 100, são também [2] em cada 20´.
Mas estou disposto a recomendar de futuro que o sinal de percentagem esteja separado, assim que tiver conhecimento de uma norma válida para Portugal que o estabeleça. 

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa