Começo por lhe agradecer as suas observações. Este fórum de estudo da língua engloba também os leitores. Na quase indiferença generalizada pela protecção do precioso património que é a nossa língua, a missão graciosa de que nos incumbimos não é de facto nada fácil, como diz. Daí ser sempre útil toda a ajuda de pessoas interessadas, seja com pareceres esclarecedores, seja simplesmente com algum estímulo para nos aumentar a coragem.
Mas vamos às suas considerações.
Graus centígrados
Os graus Celsius também estão baseados numa escala centígrada. São centígrados. Foi mesmo, esta última, a designação dada inicialmente aos graus de temperatura baseados na diferença entre a do gelo fundente e a da ebulição da água (os dicionários continuam a referir este facto). Temos de nos lembrar que em Ciberdúvidas não nos dirigimos só aos estratos de formação mais recente. Sublinho que na resposta que cita eu disse: «grau Celsius (conhecido por centígrado)» e não o inverso.
Reconheço, porém, que teria sido mais exacto se tivesse acrescentado a `centígrado´: `designação caída em desuso´. É o que farei de futuro.
Percentagem
É ponderável a sua observação, mas olhe que Guilherme de Almeida, no seu livro «Sistema Internacional de Unidades», e. Plátano, Abril de 2002, p. 46, regista: 220 V ± 10% (sem espaço). Estou, portanto, bem acompanhado, na minha decisão de não deixar espaço entre os algarismos e o sinal %. Escrevi «considero que o conjunto é que representa a percentagem» porque é esse o meu ponto de vista e porque, sendo pessoal, não obriga ninguém a segui-lo (processo que adopto frequentemente nas minhas respostas, dado que não me considero autoridade para impor regras e que o meu horizonte é sempre o bom senso).
No caso em apreço sigo a recomendação de que não deve haver também espaço (em rigor meio espaço) na representação de graus, minutos e segundos (ex., do mesmo livro acima citado, p. 45, n. rp. 4: 14º 15’ 22”.
Matematicamente, quando se estabelece que % é um símbolo que representa 1/100, de facto 10 × % × 20 é igual a 2, pois é esse o cálculo feito: 10/100 × 20 = 2. No entanto, para mim, `10% de 20´ tem o sentido de `assim como se consideram 10 em cada 100, são também [2] em cada 20´.
Mas estou disposto a recomendar de futuro que o sinal de percentagem esteja separado, assim que tiver conhecimento de uma norma válida para Portugal que o estabeleça.
Ao seu dispor,