Pasteis e pastéis
Onde é que recai o acento tónico na forma verbal pasteis (presente do conjuntivo de pastar)? Penso que será na última sílaba, porque se se tratasse de uma palavra grave, teria de ter acento gráfico (pásteis), tal como em andáveis, faláveis, etc. Então, por que é que esta palavra não é acentuada graficamente tal como a s/ homófona pastéis? Grata pela resposta.
As regências de conectar e conexão
Gostaria de saber se está correcto dizer-se «conectar/conexão à Internet». Ou deve dizer-se «conectar/conexão com (a) Internet»?
Obrigado.
Palavras complexas e grau aumentativo
Segundo o acordo ortográfico (explicação que me deram hoje), as palavras pedreiro, infeliz e outras derivadas são palavras complexas. Não foi assim que aprendi e que confirmei na gramática de Celso Cunha. Palavras com afixos seriam simples, e palavras compostas seriam, por exemplo, aguardente e as que têm hífen?
Será que podemos considerar netão grau aumentativo de neto?
Agradeço informação.
Guarda-roupa, guarda-sol
Verificando as novas regras em relação ao hífen, surgiu uma dúvida quanto às palavras guarda-roupa e guarda-sol. Elas não deveriam ser escritas "guardarroupa" e "guardassol" como "antessala"?
A diferença entre chouriço e chouriça
Qual é a diferença entre chouriço e chouriça?
Microestruturas, macroestruturas e superestruturas textuais
Sobre noções sobre micro[estrutura], macro[estrutura] e superestrutura textual, qual a definição e diferença de uma para outra e quais as diferentes características?
Esta é a tua/sua casa
Gostaria que vocês pudessem esclarecer minha dúvida a respeito do pronome possessivo e demonstrativo da segunda e terceira pessoa no singular e plural. Por exemplo, é correto dizer "esta é sua casa" no lugar de dizer "esta é tua casa", ou então "aquela é sua casa" no lugar de dizer "aquela é a casa dele".
Regras para o emprego da próclise
Sempre fico em dúvida sobre o quão longe o verbo deve estar do "termo atrativo" para usar-se a ênclise. Vejam estes casos:
1. Ele afirmou que se usa assim. 2. Ele afirmou que isso se usa assim. 3. Ele afirmou que a próclise se usa assim. 4. Ele afirmou que a próclise sempre se usa assim. 5. Ele afirmou que em todos os casos a próclise se usa assim. 6. Ele afirmou que em todos os casos, sem exceção, a próclise se usa assim. 6. Ele afirmou que em todos os casos, sem absolutamente nenhuma exceção, a próclise sempre, sempre, se usa assim.
Os exemplos não estão muito bons, mas dá pra ilustrar a questão. Em qual desses pontos deve-se parar de usar a próclise e começar a usar a ênclise e porquê?
Filipe / Felipe
Gostaria de saber a razão para a grafia deste nome no Brasil ser com "e" e em Portugal com "i". Poderá em Portugal a grafia Felipe ser considerada incorrecta?
Etimologia de "amigo"
Gostaria de saber qual é a origem da palavra "amigo".
Ouvi duas hipóteses:
- ou seria proveniente de "ad + mecum" = ad (marcando aproximação) + mecum (cum me)
- ou seria ligado a "am", marcando aproximação com amar/amor
Qual é a verdade etimológica?
Obrigado.
