DÚVIDAS

Mais e maior

Sou formada em Letras na USP e trabalho na Editora Abril.
Li no manual de um jornal brasileiro sobre a diferença no uso de «mais» e «maior» antes de substantivo: ele diz: «Use mais para palavras ou expressões que indiquem quantidade e maior para os casos em que a idéia seja de intensificação».
Por exemplo: «Pedimos mais informações; Pediu maior colaboração para o evento; Ele espera obter maior reconhecimento do público».
Essa explicação faz sentido, é coerente. Mas eu gostaria de saber se há impropriedade, erro, em usar maior ou mais indistintamente, sendo que os dicionários que consultei (Caldas Aulete e Aurélio) dizem que tais palavras são sinônimos nesse caso.

Resposta

Não me parece que C. Aulete e Aurélio apresentem mais e maior como sinónimos de determinada situação. A não ser que isso me passasse despercebido ... Não me parece que haja casos em que se empreguem indistintamente, visto que mais alude, fundamentalmente, à quantidade; e maior alude, fundamentalmente, ao tamanho, às proporções. Por isso, uma coisa é, por exemplo, "mais conhecimento", que alude à quantidade dos conhecimentos. Seria preferível, portanto, "mais conhecimentos". Outra coisa é "maior conhecimento do que o de Fulano", isto é, conhecimento mais profundo, por exemplo, ou mais lato. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa