Puto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Puto

Donde deriva a palavra puto (criança pequena)?

Fernando Santos Portugal 9K

A palavra puto vem do latim «putu-» que significa menino, rapazinho. Em Portugal, puto é garoto; miúdo; catraio. Em sentido vulgar, é indivíduo desprezível. Contudo, no Brasil, puto também é masculino de puta, significando, como adjectivo, chulo, corrompido, devasso. Não tem, portanto, o sentido que lhe é dado em Portugal, pois naquele país existe o termo guri, que vem do tupi, para designar o garoto, o catraio, etc. Ainda, neste país, puto seguido de um substantivo (com ou sem preposição de, seguida de artigo ou contraída com ele) corresponde a uma qualificação depreciativa ou apreciativa de coisa ou pessoa designada pelo substantivo. Exemplos: «Não tinha um puto vintém»; «Escreveu um puto dum romance». Como substantivo masculino, significa ainda homossexual, indivíduo dissoluto, etc.

Note-se, também, que em alguns meios populares de Portugal se diz, por exemplo, «ele fez uma puta duma corrida», querendo com isso significar que a pessoa em causa fez uma corrida muito boa; ou, então, «veio com uma puta duma conversa» que já quer dizer o contrário: conversa má, no sentido de enganadora.

No entanto, nunca se ouviu alguém dizer «a equipa realizou um puto dum jogo».

Carlos Marinheiro