O plural de dispenser e de banner
Dúvida que sempre ocorre em nosso setor: plural de dispenser e banner.
Arriscaria em dizer que é "dispenseres" e "banneres".
Correto ou errado?
Por favor, preciso dessa orientação.
Tratar (com e sem preposição) de
Gostaria de saber qual das formas seguintes é a correta e por quê. «No México, tratam-se os doentes com soro.» «No México, trata-se dos doentes com soro.»
O conceito de verbo auxiliar
Estou estudando sobre a questão da auxiliaridade verbal e percebo o quanto o assunto é controverso. Preciso de ajuda para pensar melhor sobre tal questão. Pesquisei em trabalhos de dissertação e tese, além de Maria Helena Neves, Bechara e Maria Helena Mira Mateus (lingüista lusitana) e cada vez me sinto mais confusa.
Gostaria de saber qual é o conceito de auxiliaridade verbal. Alguns dizem que o verbo auxiliar perdeu seu sentido de verbo pleno (gramaticalização), outros dizem que não totalmente, outros esclarecem que depende do contexto. Até o uso da palavra gramaticalização é controverso!
Existe uma classificação dos verbos auxiliares? Por que Bechara chama os verbos causativos e sensitivos de auxiliares? Em que situação eles se comportam como tal?
Obrigada!
Os naturais da cidade da Guarda
Como se chamam os habitantes da cidade da Guarda?
Femininos: arara, loba-guará, etc.
Femininos de: arara, lobo-guará, baleia-jubarte, mico, leão dourado, jabuti, papagaio.
Nascido a/nascido em
Diz-me a memória escolar que ao escrever a data de nascimento se utilizaria a preposição "a" como em "nascido a 24 de Janeiro de 1847" e que ao escrever o local de nascimento se utilizaria a preposição "em" como em "nascido em Vila Pouca de Aguiar".
Tudo corria pelo melhor dos mundos sem que qualquer dúvida me assaltasse... até que fui obrigado a escrever - assim me saiu - "nascido em 1924". E fiquei na dúvida: "nascido em 1924" ou "nascido a 1924" (a primeira forma soa-me bem, a segunda soa-me mal )?
Fica portanto a dúvida: existe ou não regra? se existe, como se aplica?
Matemática, brincar e razão (acentuação)
A palavra matemática é aguda?
A palavra brincar é esdrúxula?
A palavra razão é esdrúxula?
«Raios X» e raio-X
É «raio x», ou «raio-x»?
Nélson ou Nelson?
Gostaria de saber se se escreve Nélson ou Nelson. Já consultei um dicionário de antropónimos (ex.: Diciopédia – Porto Editora) onde o nome aparece grafado com acento agudo (Nélson), embora este nome apareça escrito, quase sempre, sem o referido acento. Estou com dúvidas e queria ser esclarecido. Muito obrigado.
«Em África» e «na África»
Tenho me deparado com algumas diferenças entre gramática portuguesa e brasileira.
Mas a minha pergunta de hoje é muito directa: diz-se «vivo na África», ou «vivo em África»; «a situação da população na África» ou «a situação da população em África»?
