DÚVIDAS

Frases sem verbo
Ao elaborar uma lista de objectivos ou tarefas, é comum iniciar cada elemento desta lista por um substantivo do género: Recolha, Realização, Preparação, Participação, Definição, entre outros. Exemplo: «Realização de análises químicas em todas as amostras da área de estudo.» Em primeiro, gostaria de saber se este tipo de construção é correcto, uma vez que a frase não possui um verbo. Em segundo, gostaria de saber como posso adaptar a expressão «Estabelecer uma rotina» a este tipo de construção. Poderá ser "Rotinização"? Obrigado pela atenção!
A expressão disjuntiva correlativa «seja… seja…»
É correto dizer «Sejam as narrativas do acontecimento de Ourique, sejam em relatos e crônicas mais relacionados à expansão marítima o que se pode observar é que a missão religiosa era apreendida de forma indissociável do ideal civilizacional». OU «Seja as narrativas (...) seja em relatos e crônicas mais relacionados à expansão marítima o que se pode observar é que...» Enfim, a minha dúvida é quanto ao uso dos dois termos «sejam» do texto (plural como está ou singular?) Grato.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa