DÚVIDAS

Tetracampeão = quatro vezes campeão

Achei muito interessante a controvérsia no Ciberdúvidas entre Alfredo Farinha e Vasco Baptista Mendes acerca de tetracampeão e pentacampeão terem de corresponder ao clube que ganha quatro ou cinco campeonatos seguidos. Se não fosse pedir muito, também apreciaria uma posição clara da Sociedade da Língua Portuguesa sobre o assunto. O prof. F. V. Peixoto da Fonseca ou o prof. José Neves Henriques, ambos membros do seu Conselho Científico, não se poderiam pronunciar?

Resposta

A minha opinião (e julgo que etimológica e gramaticalmente nada pode haver contra ela) é que, como parece dizer o jornalista Alfredo Farinha, tetracampeão, por exemplo, é o campeão pela quarta vez, consecutiva ou não. Considerar o contrário, isto é, que têm de ser 4 vezes consecutivas, é mero artifício futebolístico, sem qualquer justificação dentro da língua portuguesa, e apenas convencional para alguns (cf. Controvérsias aqui e aqui).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa