Regência nominal
Gostaria que vocês me confirmassem se a regência destes nomes abaixo está correta; e, se possível, acrescentassem alguma outra preposição, que não esteja no contexto, e que também poderia ser utilizada para regê-los. Obrigado e aguardo retorno. habituado a, em apaixonado de, por compreensível a, para confiança em engajado a acessível a, ara intransigente em empenho de, em, por inclinação a, por, para invasão a semelhante a, de dissemelhante a, de orgulhoso de, com, para com prestes a, para piedade a, de constituído de, com, por desprezo a, de, por
Meses e dias da semana, outra vez
Estou baralhado acerca das maiúsculas e das minúsculas nos dias da semana, meses e estações em Portugal. Afinal, como é?
hipo- (prefixo) e hipo- (radical)
Devemos considerar hipo- um prefixo, ou um radical? Sendo prefixo, todas as palavras que o integrem serão derivadas? Sendo radical, as palavras que o integram são compostas? Ou hipo-, significando «cavalo», é radical e, significando «menor», é prefixo, decorrendo daí as devidas consequências?
Obrigada.
Metonímia vs. sinédoque
Qual a diferença entre a metonímia e a sinédoque? Não entendi a diferença...
Os subtipos de sujeito nulo
[A minha dúvida] diz respeito às subclasses do sujeito nulo.
O pronome pessoal ele(a), quando ausente, representa um sujeito nulo indeterminado, ou nulo subentendido?
E quando o verbo é defetivo unipessoal (ex.: «Miou a noite toda»), de que tipo de sujeito se trata?
Como identificar adjetivos relacionais
Já estive a ler as vossas entradas relacionadas com este assunto e continuo com dúvidas em relação à identificação dos adjetivos relacionais, nomeadamente no que se refere às suas propriedades sintáticas. Um dos "truques" sugeridos para a identificação desta subclasse de adjetivos é o facto de não poderem desempenhar uma função predicativa. No entanto, em enunciados como «O meu amigo Hans é alemão», o adjetivo alemão é relacional e está a desempenhar a função de predicativo do sujeito. Como este, ocorrem-me muitos outros exemplos.
Tenho imensas dificuldades em compreender esta subclasse dos adjetivos e não sei como fazer os alunos do 7.º ano compreenderem...
Obrigada pela ajuda.
«Entre aspas»
Hoje é muito frequente usar-se a expressão "entre aspas". Será isto correcto? Não será uma forma exagerada de trazer para a fala uma forma característica da escrita? Não será também uma forma demonstrativa de não se saber realçar algo na forma falada? Obrigado.
Divisão silábica e translineação de aquário e de água
Como se faz a divisão silábica e a translineação das palavras "aquário" e "água" e qual a regra utilizada.
Obrigado.
A origem da expressão «a toque de caixa»
Qual é a origem da expressão «a toque de caixa»?
O País
Peço a vossa atenção para as seguintes frases: «O Estádio do Alvalade XXI foi construído para o Euro 2004. É o único do País que usa esta tecnologia inovadora». "País" deverá ou não ser escrito com maiúscula (uma vez que substitui "Portugal"), à imagem do que acontece quando falamos no "Ocidente", para nos referirmos aos países situados mais a leste na Europa, ou no "Velho Continente", referindo-nos ao continente europeu? Agradeço uma resposta.
