Sobre o uso de «até que enfim» seguido de que
Já há algum tempo que me deparo com esta dúvida: a expressão «até que enfim» é seguida de «que», ou não? Utilizando uma frase de exemplo: «Até que enfim que apareceu alguém!», ou «Até que enfim apareceu alguém!»?
Muito obrigado.
Comparativo de igualdade
Várias foram as perguntas que vos coloquei a propósito do caso do grau comparativo de igualdade ( 21/1/98; 11/2/98 e 2/3/98).
Após algumas pesquisas vim a encontrar na "Gramática da Língua Portuguesa", de Pilar Vázquez Cuesta e de Maria Albertina Mendes da Luz, Edições 70, o seguinte:
"O comparativo de igualdade forma-se antepondo ao adjectivo a forma contraída de tanto, tão - que pode também suprimir-se - e pospondo-lhe como:
Esta garota é tão esperta como aquela.
O vestido não era tão bonito como o da irmã.
Este lençol está branco como a neve."
Gostaria de saber (mais uma vez) a vossa posição (objectiva e frontal) sobre esta questão, isto é, se concordam com esta leitura de comparativo de igualdade (refiro-me particularmente ao último exemplo) ou não e porquê.
Caso concordem com esta leitura que a Gramática propõe, que diferença tem o último exemplo apresentado, daquele que eu dei (Ela é bonita como eu) em 11/2/98.
O nome da letra w
Qual a pronúncia correcta, em Língua Portuguesa, de W? Não é “duplo-V”? A propósito dos endereços da "Teia Mundial", invariavelmente ouve-se, nos meios de massas, pronunciar WWW à inglesa, o que me parece chocante e desnecessário, até porque se "duplo-V" pode ser difícil de pronunciar três vezes seguidas, a versão inglesa não o será menos ("vantagem" têm os alemães, que pronunciam VVV).
A diferença entre persuadir e convencer
Tenho ouvido de algumas pessoas que há diferença entre persuadir e convencer, e que esta diferença seria, em síntese, que ao convencer há a aceitação do convencido. No caso da persuasão, haveria uma imposição, ou seja, o persuadido não teria outra alternativa senão aceitar.
Esta diferenciação tem algum embasamento?
Membro
Existe "membra", feminino de "membro"?
A forma correcta de referir a pertença de alguém do sexo feminino a algo é dizendo que ela é membra ou dizendo que é membro? (por exemplo: "a Maria é membra da Associação Nacional de Ciberduvidadores", está correcto?)
Sobre a conjunção subordinativa causal porque
No período composto «Não iremos à praia, porque o mar está poluído.», a conjunção porque é coordenativa ou subordinativa? Se for subordinativa, tem valor semântico de causa?
Concordância com «a gente»
Quando fazemos uma frase com o termo «a gente», como deveremos compor a frase?
Ex.: «Quando a gente era garotos», ou «quando a gente era garota»?
A dúvida é se «a gente» deve ser conjugado no singular ou plural e qual o género.
Outra vez «há cinco minutos (que)» vs. «a cinco minutos (de)»
Parabéns pelo excelente trabalho que vocês realizam!
Minha dúvida:
«Estou a trinta quilômetros de casa.»
«Estou há trinta minutos de casa.»
«O ônibus passou há 3 minutos.»
«Estou há décadas da ditadura.»
Nessas frases, tenho dúvidas a respeito do emprego da preposição a e do verbo haver. É correto empregar a preposição para designar distâncias e empregar o verbo para fazer referência a tempo?
Quais são as formas corretas? Por quê?
Em um anúncio de uma rede de hipermercados, vi o seguinte enunciado: «Hipermercado X, daqui a 3 minutos.» Esta frase está correta? Por quê?
Quando usamos a expressão «cerca de», há alguma alteração no emprego da preposição a ou do verbo haver (exemplos: «O acidente ocorreu a cerca de 30 km de São Paulo»; «O ônibus passou há cerca de 3 minutos»)?
Muito obrigada!
A abreviatura de mestranda
Gostaria saber qual é a abreviatura de mestranda.
Aguardo.
Aumentativos e diminutivos das palavras lugar, arma, sabonete e festa
Gostaria de saber o aumentativo e diminutivo de lugar, arma, sabonete e festa.
