O uso de vírgula com «assim como»
Gostaria de esclarecer a seguinte questão: A aplicação da expressão «assim como» obriga à aplicação de vírgula? Em caso afirmativo, em que circunstâncias? Se dizemos, por exemplo, «Informei a pessoa, assim como quem a acompanhava», carece aqui de alguma vírgula a seguir ao «como»? Outros exemplo: Dizemos «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como o seu conteúdo» ou «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, o seu conteúdo»? Obrigada.
«A tempo» e «em tempo»
Qual o emprego correto de «a tempo» e «em tempo»?
Gostaria também de saber mais sobre o mesmos se possível. Já revirei páginas a fio na Internet e nada encontro. Poderiam me ajudar?
Grata!
Aprendizagem e aprendizado
Gostaria de saber qual a diferença entre os vocábulos aprendizagem e aprendizado, bem como se as duas formas estão correctas, ou quando é que se deve usar um e outro. A aprendizagem é o «processo de...», mas no Brasil dizem aprendizado, não é? Mas poder-se-á utilizar noutra situação?
Agradeço a vossa explicação.
É ou são?
Ainda sobre a concordância, mas em frases doutro tipo, gostaria de saber porque é que em frases como as indicadas em 5 e 6 há uma grande tendência para usar o verbo no plural, principalmente na linguagem oral.5 - "A distância entre A e B é (são) dez quilómetros."6 - "O prato do dia é (são) enguias fritas com ..."
Será que, e não “será se”
Tenho um amigo que, de vez em quando, diz: "será se isso está certo?" ou "será se vai chover hoje?". Eu lhe disse que o uso correto dessa expressão era "será que" ("será que ele vem?"), mas não soube explicar o porquê. Depois de muito discutir sobre o assunto, esse amigo me disse que há construções em que o "se" não demonstra, necessariamente, relação de condição: "Veja se o almoço está pronto" ou "Veja se compra mais comida dessa vez". Qual seria, portanto, a forma correta: "será se..." ou "será que..."?
Agradeço desde já.
A diferença entre incomum e «em comum»
Quando empregar, em uma frase, incomum e «em comum»?
A frase «Eu não acredito em bruxas, mas....»
Gostaria de saber o autor da frase «Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!».
A diferença entre verbos regulares e verbos irregulares
Gostava de saber qual é a diferença entre verbos regulares e irregulares e a explicação disso.
Despendido / "dispendido"
Apesar de já ter recorrido ao dicionário e inclusivé a uma professora de português não sei se a palavra "dispendido" se escreve com "i" ou com "e". Se possível gostaria que desfizessem esta minha dúvida.
A conjugação perifrástica
A conjugação perifrástica forma-se com um verbo auxiliar no infinitivo ou gerúndio (andar, dever, estar, ir, vir, ter, começar, haver, deixar, acabar) e o verbo que queremos conjugar antecedido ou não de preposição. Até aqui eu percebo. O que não percebo é se se considera conjugação perifrástica a seguinte locução verbal «Eu quero fazer o teste» ou então com verbos auxiliares que não os habituais. E por que razão se considera ou não.
Muito obrigado.
