DÚVIDAS

O uso de vírgula com «assim como»
Gostaria de esclarecer a seguinte questão: A aplicação da expressão «assim como» obriga à aplicação de vírgula? Em caso afirmativo, em que circunstâncias? Se dizemos, por exemplo, «Informei a pessoa, assim como quem a acompanhava», carece aqui de alguma vírgula a seguir ao «como»? Outros exemplo: Dizemos «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como o seu conteúdo» ou «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, o seu conteúdo»? Obrigada.
Será que, e não “será se”
Tenho um amigo que, de vez em quando, diz: "será se isso está certo?" ou "será se vai chover hoje?". Eu lhe disse que o uso correto dessa expressão era "será que" ("será que ele vem?"), mas não soube explicar o porquê. Depois de muito discutir sobre o assunto, esse amigo me disse que há construções em que o "se" não demonstra, necessariamente, relação de condição: "Veja se o almoço está pronto" ou "Veja se compra mais comida dessa vez". Qual seria, portanto, a forma correta: "será se..." ou "será que..."? Agradeço desde já.
A conjugação perifrástica
A conjugação perifrástica forma-se com um verbo auxiliar no infinitivo ou gerúndio (andar, dever, estar, ir, vir, ter, começar, haver, deixar, acabar) e o verbo que queremos conjugar antecedido ou não de preposição. Até aqui eu percebo. O que não percebo é se se considera conjugação perifrástica a seguinte locução verbal «Eu quero fazer o teste» ou então com verbos auxiliares que não os habituais. E por que razão se considera ou não. Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa