A conjugação perifrástica
A conjugação perifrástica forma-se com um verbo auxiliar no infinitivo ou gerúndio (andar, dever, estar, ir, vir, ter, começar, haver, deixar, acabar) e o verbo que queremos conjugar antecedido ou não de preposição. Até aqui eu percebo. O que não percebo é se se considera conjugação perifrástica a seguinte locução verbal «Eu quero fazer o teste» ou então com verbos auxiliares que não os habituais. E por que razão se considera ou não.
Muito obrigado.
Sobre as orações subordinadas completivas
Gostava de saber mais sobre as orações subordinadas integrantes ou completivas. E, também, exemplos.
95.º, 32.º, 75.º, 49.º, 186.º, 107.º e 153.º, por extenso
Como se escreve por extenso 95º, 32º, 75º, 49º, 186º, 107º, 153º?
A conjunção porém no início de frase
Considero começar nova frase ou parágrafo por conjunção um defeito de estilo. A meu ver, a frase «Porém, nem tudo é...» não é legal. Aconselho sempre a inversão: «Nem tudo, porém, é...».Além de tudo, lembra certo samba de Paulinho da Viola: «Porém, ah, porém...»
Minha dúvida: Não será rigorismo excessivo de minha parte? Como devemos escrever não só certo como com elegância...
Idem e ibidem nas citações
A confusão acerca do uso das expressões latinas idem e ibidem é grande... Gostaria de saber qual a forma correta de usar estas expressões em citações bibliográficas, pois já aqui li que ibidem deve usar-se sempre precedida de idem, mas também já li que se deve usar isolada, caso o nome do autor, a obra e a página sejam os mesmos.
Pode usar-se ibidem sem ser precedida de idem? Se sim, em que circunstâncias? E idem pode usar-se sem mais informação? Qual a forma correta se quiser citar o mesmo autor e obra diferente? E o mesmo autor, mesma obra e página diferente? E se for tudo igual (autor, obra e página)?
Muito obrigada!
Maduro, maturo e imaturo
Gostaria que me dessem, por favor, o vosso parecer inequívoco sobre o problema de saber se se escreve "maturo" ou "maduro". De preferência, agradecia que me dissessem pelo menos qual a melhor opção (se é que ambas são válidas), sem alegar que o importante é «sentir a língua», como por vezes tenho visto respondido em perguntas de mais difícil resposta (julgo que não é o caso desta).
Muito obrigado pela vossa ajuda ao longo destes últimos tempos.
A divisão silábica com ss e rr
Entre os professores da minha escola ainda não se chegou a consenso quanto à divisão silábica de palavras contendo dois ss e dois rr.
Exemplos:
ma-ssa; ca-rro; mas-sa; car-ro – sendo esta a divisão correcta para a translineação, aqui não persistem dúvidas.
A questão põe-se quando se propõem trabalhos de divisão sílábica das palavras como recurso de estudo e de trabalho (evitar o erro, por exemplo).
Será possível esclarecer esta questão que vai persistindo ao longo da minha carreira docente?
A «fêmea do veado»
A fémea do veado é «corça», «cerva» ou ambas?
O aumentativo de amigo e de pedra
Gostaria de saber aumentativo de amigo e pedra.
Muito obrigado!
Texto administrativo
Desde já, quero enaltecer o que de bom têm feito para melhorar o meu português.
Queria colocar uma questão.
Que me podem dizer sobre o texto administrativo, quais as características, de que forma os podemos encontrar?
Muito obrigado.
