É correto dizer «jogar para o lixo» ou «jogar no lixo» em português europeu?
Atentemos neste excerto do tratado monumental de Vitrúvio que colige saberes arquitectónicos – « […] si autem natura loci impedierit […].» Traduzi-lo-ia por «mas se a natureza do lugar [o] tiver impedido», substituindo o futuro perfeito do indicativo latino através do futuro perfeito do conjuntivo português. Ora, ao fazê-lo, garanto, por um lado, que a nuance semântica apologética da tentativa se mantém e, por outro, que se respeita o sistema hipotético do português. Devido a este mesmo último entrave, o francês, cioso da dita nuance semântica, poderia traduzi-lo por «mais si la nature du lieu [l’]a empêché», visto que não se pode fazer seguir um futuro a um «si» hipotético. Agora, a tradução bastante recorrente por presente é absolutamente despropositada em português e em francês (a saber: «mas se a natureza do lugar [o] impede»/«mais si la nature du lieu [l’]empêche»).
Pedia um comentário aos meus escritos, com especial enfoque sobre a importância de se salvaguardar a dita nuance semântica.
Existe 4.ª conjugação verbal?
[...] [D]eparei-me com esta questão:
«A palavra resmungar é derivada por: prefixação; sufixação, ou prefixação e sufixação?»
Já agora, qual é o radical desta palavra?
Obrigado.
Gostaria de saber se rodapé e rodear pertencem à família da palavra roda.
Obrigada.
Gostaria de saber se o emprego do verbo distar está correto em frases como a que se segue: «O período que dista entre a entrada de António e o momento atual foi demasiado longo.»
Agradeço a atenção.
Quais são as formas finitas dos verbos?
Diz-se «estão 17 graus de temperatura», ou «está 17 graus de temperatura»?
Qual é o processo de formação do verbo amolecer?
Pode escrever-se, indiferentemente, "faze-se" ou "faz-se"?
Muito agradecido pelo, eventual, esclarecimento, neste que é dos meus sites favoritos e indispensáveis.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações