Eu gostaria de saber se se escreve «metacognição» ou «meta-cognição».
Obrigado.
Qual é a diferença entre estada e estadia? Eu julgava que as mesmas teriam o mesmo significado, sendo estada uma palavra mais antiga e estadia uma actual.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Pode-se empregar esta palavra em português como substantivo masculino?
Se não, qual o sinónimo técnico correcto, no sentido do resultado de um trabalho de auditoria?
Este termo que, em engenharia, designa um aro soldado na extremidade dum tubo para lhe adaptar uma tampa aparafusada, sendo também usado para referir a mesma tampa, parece derivar do francês antigo flanche ( = flanco). Corre uma pseudo-adaptação portuguesa, falange que, a meu ver, é má, porque a etimologia deste vocábulo parece ser completamente diferente.
O que será aconselhável?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Ouvi, dia 16, o dirigente do PP Manuel Monteiro a pronunciar "rúbrica". É um erro não é?
Qual é a justificação para o plural de guarda-chuva ser guarda-chuvas? A argumentação que usaram para justificar «sociais-democratas» e «couves-flores» não se aplica neste caso?
Obrigada
Qual é a forma correcta de escrever: «costoletas» ou «costeletas».
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Deslocamento (no sentido de mudança de lugar) é o mesmo que deslocação?
Posso comer e/ou escrever «uma sandes» ou devo dizer/escrever «uma sanduíche, uma sandwich,ou um pão com queijo ou fiambre?»
No glossário preparado por José Mário Costa consta que a palavra inglesa "jeans" (uma espécie de tecido utilizado articularmente na confecção de calças) foi já aportuguesada como "jines". Porventura, a palavra "ganga" (como por exemplo calças de ganga, ou camisa de ganga) não traduz perfeitamente a palavra "jeans", não havendo portanto necessidade de criar um neologismo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações