Vi ontem, no teletexto da RTP (pródigo em asneiras e pontapés na gramática), uma coisa que me deixou confuso: «O Estado atribui 112 avales (...)».
«Avales» ou «avais»? Estarão eles, por uma vez, certos?
Se me for permitido, gostaria de inquirir sobre a origem do nome Macau.
Gostava de saber se a palavra "dica", que os Angolanos usam muito, é ou não é portuguesa. Qual é a origem da palavra? E qual é o seu sentido exacto?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Em primeiro lugar, os meus parabéns pela vossa página de interesse indiscutível. A questão que desejo colocar, relaciona-se com o uso público da palavra «cruzada».
Cruzada foi o nome dado a cada uma das expedições guerreiras feitas pelos cristãos, na Idade Média, contra as terras em poder dos Muçulmanos, especialmente para oriente, e cujos membros tinham por distintivo uma cruz de pano sobre a armadura;
Em sentido figurado é uma empresa para a propagação de uma ideia ou defesa de um interesse.(Diciopédia)
A minha dúvida é se a devemos utilizar em sentido figurado, quando estamos a falar para uma plateia de ideologias religiosas diferentes (cristãos, muçulmanos e outras) ou quando escrevemos para o público em geral.
Será preferível utilizar outro termo que não provoque reacções diferentes nos receptores da mensagem?
Gostava de saber o plural da palavra «meio-irmão» visto que já vi versões diferentes.
Gostaria de ter uma explicação sobre a palavra pedófilo, pois encontrei num dicionário conceituado no mercado a seguinte explicação: «Amigo das crianças».
Para satisfazer um amigo meu, agradecia que me informasse se o plural de cidadão é «cidadãos» ou «cidadões»?
Qual a proveniência da palavra maubere. Tenho procurado em enciclopédias e não consigo obter resposta.
Porque é designado o povo de Timor de maubere?
Na resposta Maubere encontrei a palavra "pinguepongue". É mesmo assim que se escreve? E, já agora, como se escreve correctamente "matraquilhos"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações