Concordância no interior do grupo nominal
Gostaria de uma orientação a respeito da concordância nominal na seguinte frase: «Quero duas água mineral Lindóia.» Do meu ponto de vista, a frase está correcta, mas alguns colegas meus acham que o correcto é «... águas minerais Lindóia». Ora, como podem eles estar correctos se, ao pedir a tal água, temos em mente que são duas garrafas de água, logo «duas garrafas de água mineral»? Se estou correcta nesse raciocínio, devemos dizer igualmente «Quero dois maionese Arisco» (e não "duas maioneses" Arisco), pelo facto de termos em mente dois frascos de maionese Arisco. Estou correcta? Ficarei grata se me mandar um comentário.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Invisual
Não estará errado usar a palavra invisual (cego)? Não consigo encontrar a palavra invisual em qualquer dicionário.
Bobinas
Gostaria de saber como se escreve correctamente: bobines ou bobinas? Agradecia o esclarecimento.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O plural flechadas
Apesar de "flechadas" não constar dos dicionários, gostaria de saber se posso usar esta expressão, indicando o arremesso de várias flechas.
O uso de «senhorita»
No Brasil a palavra "Senhorita" é usada como pronome de tratamento para mulheres não casadas, como senhora para as casadas. Pergunto: e em Portugal existe a palavra senhorita? Se não, como tratar as que não são casadas? E as divorciadas (senhora ou senhorita)?
O anglicismo semântico “evidência”
Em nossa labuta diária, deparamo-nos com dúvidas atrozes e singelas, onde nossa certeza de bem usar a última flor do Lácio é diuturnamente ameaçada pela barbárie. Eis o motivo da indagação que ora lhe apresento, mediante o seguinte enunciado: O Dicionário Eletrônico Houaiss 1.0 nos diz que a expressão "evidência" tem como primeiro sentido «qualidade ou caráter de evidente, atributo do que não dá margem à dúvida» e, como terceiro sentido, «aquilo que indica, com probabilidade, a existência de (algo); indicação, indício, sinal, traço».
Assim, num texto técnico, p. ex., na frase «Nossos trabalhos nos trouxeram evidência de superfaturamento», é seguro afirmar que a palavra "evidência" pode ser substituída por "prova", ou seria mais adequado substituí-la por "indício"?
Muito obrigado!
Escarificação
A palavra "escarificação", incisões feitas na pele com objecto cortante, prática de algumas tribos africanas, não consta do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, mas vem em algumas enciclopédias, como, por exemplo, a editada pelo "Público" no ano passado e no Dicionário Houaiss. São menções suficientes/credíveis? Existe a palavra em português, ou não? Agradeço, desde já, a vossa atenção.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O plural de não
Está correcto, quando nos referimos ao resultado de um referendo, dizer que os "nãos" ganharam com maioria? Ou deveremos empregar, como forma correcta, os "não" ganharam com maioria absoluta?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O colectivo de berimbau
Uma bateria de berimbaus (capoeira) chama-se berimbalada ou berimbauada, já que o plural dessa palavra é berimbaus? Ajudem-me por favor. Obrigado!
«Avaliação de diagnóstico» = «avaliação diagnóstica»
No ensino surge, frequentemente, a dúvida sobre a utilização adequada do termo Avaliação Diagnóstica. Há sempre quem utilize Avaliação Diagnóstica e Avaliação Diagnóstico. Gostaria que me esclarecessem qual é a expressão mais correcta.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
