Peço que mande o aumentativo e diminutivo das palavras luva, chão, dinheiro, calça e anel.
Obrigado.
Por exemplo, para a palavra reafirmação, a palavra primitiva é afirmar, ou é "afirma(o)"? Ou seja, para palavras que derivam de verbos, a palavra primitiva é o infinitivo do verbo, ou o verbo conjugado na sua forma mais curta?
Se a palavra primitiva for "afirma(o)", isto quer dizer que, em afirmar, o "r" pode se considerar um sufixo?
Gostaria de saber afinal qual é a forma mais correcta para designar o cofrezinho com uma ranhura onde se colocam moedas para fazer uma poupança. Mealheiro ou "migalheiro"? Procurei em vários dicionários e li que o correcto era mealheiro, no entanto vi no dicionário de ciências da faculdade de Lisboa e vem migalheiro como sinónimo de mealheiro. Afinal, em que ficamos? Qual o dicionário que devemos ter em conta, isto é, o que oferece mais credibilidade? Porto editora, facul. ciências Lisboa?
Será que se pode utilizar a expressão «cardume de estrelas»?
Por favor, gostava de saber o diminutivo de meias (para os pés) e o diminutivo de banhos.
Obrigado.
Gostaria de saber a origem do nome próprio Celso.
Existe diferença entre factibilidade e viabilidade? Viável e factível?
«Não guardo rancor de ninguém», ou «não guardo rancor a ninguém»?
Obrigada!
Qual destas formas se pode considerar correcta: "espiralamento", ou "espiralação"?
Alguma se encontra registada em algum dicionário?
Obrigada!
Gostaria de saber como poderei translinear e dividir silabicamente a palavra rolhinha. E, já agora, são legítimas as palavras rolhinhazinha e obrigadão?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações