Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor federal Garanhuns, Brasil 6K

Embora escrevesse sapato, salema etc., o grande estudioso da língua portuguesa Cândido de Figueiredo afirmava que tais palavras deveriam grafar-se "çapato", "çalema"... Li isso numa de suas obras, Problemas da Linguagem. Em que se baseava o mestre lusitano para dizer que esses e outros vocábulos deveriam ser escritos com cê cedilhado inicial e não com s? Seria certo escrevê-los hoje com ç inicial?

Muito grato!

Alexandre Afonso Jornalista Lisboa, Portugal 8K

Desejo saber a melhor forma de substituir na oralidade a palavra play-off...

É recorrente encontrar esse estrangeirismo em determinadas fases de uma qualquer competição desportiva...

Antecipadamente grato.

Luis Farrobo Reformado (ex-bancário) Lisboa, Portugal 54K

Peço-vos uma definição única para as palavras Nação, Pátria, País e Estado. Também agradeço a sua contextualização.

Obrigado pelo inestimável serviço que nos prestam.

Cristina Lopes Professora Lisboa, Portugal 4K

Considero difícil, por vezes, classificar alguns nomes quanto à sua subclasse no que diz respeito aos concretos e abstractos. Assim sendo, gostaria que me esclarecessem o seguinte: os nomes área, manhã, rumor, buzinas (referindo-se ao som) e número são concretos, ou abstractos? Já os vi classificados das duas maneiras, o que me deixa um pouco confusa.

Grata pela atenção.

Mónica Carvalho Docente Funchal, Portugal 6K

Qual o nome correspondente ao adjectivo inteiro?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 6K

Qual o gentílico de Sumatra, ou Samatra, uma das principais ilhas da Indonésia?

Gratíssimo.

Isabel Raminhos Professora Moita, Portugal 6K

Devo pronunciar compressa com e aberto, ou com e fechado? "Compréssa", ou "comprêssa"?

Obrigada.

Luiz Quarteu Professor Viana do Castelo, Portugal 7K

Num convite dirigido aos professores do meu agrupamento constava a seguinte frase: «Inaugurações dos Centros Escolares.» Parece-me que deveria ser «Inauguração dos Centros Escolares». Gostaria de saber qual das opções é a correcta e qual a regra gramatical que a sustenta. De referir que a entidade responsável pelas ditas inaugurações é a mesma (no caso, a Câmara Municipal).

Álvaro Faria A{#c|}tor Lisboa, Portugal 11K

Importuno-vos mais uma vez com uma pergunta sobre hífenes.

Julgo que deverá escrever-se "rato-de-biblioteca" (referindo-se a uma pessoa que passa a vida nas bibliotecas). Estou correcto?

Desde já, obrigado.

Yvone Matos Advogada Cuiabá, Brasil 4K

Como se chamava (nos anos 50/60) aquele pedaço retangular de papel com goma na parte de trás que se colocava nos cadernos e livros escolares para identificar o nome do dono. Não é etiqueta, nem rótulo. Tinha um outro nome. Qual é? Tentei me lembrar do nome, mas não consigo.

Agradecida.