Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Composição
Florentino Serranheira Professor Lisboa, Portugal 24K

Em resposta a como se escreve "músculo-esquelético", foi-me referido que o hífen se abolia e que a forma correcta era musculoesquelético. Após breve consulta do prontuário, questiono: não se trata de palavra composta de origem nominal com derivados do latim ou do grego mas sim de um composto por justaposição de palavras que devem manter a acentuação respectiva. A dúvida é: como se escreve o termo referido e porquê?

Obrigado pela atenção.

Fernando Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 5K

Em «máquina de lavar» e «ferro de passar», as locuções destacadas são adjetivas com função sintática de oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo? Grato.

Sílvia Pouseiro Professora Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber se os termos utilizados frequentemente a nível futebolístico são grafados com hífen, e, em caso afirmativo, porquê.

Estes são os termos que suscitam dúvidas, entre outras expressões muito usadas: "médio centro"; "médio ala"; "lateral direito"; "lateral esquerdo"; "médio defensivo"; "médio ofensivo"; "defesa central"; "fora-de-jogo" (penso que esta sim).

Mónica Martins Tradutora Setúbal, Portugal 4K

Escreve-se "monoamino-oxidase", "monoaminooxidase", ou "monoaminoxidase"?

Desde já, muito obrigada.

Maria Sarmento Professora Évora, Portugal 8K

Os vocábulos formados pela agregação simultânea de prefixo e sufixo a um radical designam-se de parassintéticas. Nos verbos abotoar, embainhar, amanhecer e ensurdecer (cf. Nova Gramática do Português Contemporâneo) é fácil identificar o radical, à excepção do primeiro. Surge-me, assim esta dificuldade. Se for «botão», como parece, qual foi o processo de transformação desse radical? Ou devo dizer, antes, desses radicais?

Grata por uma resposta.

Cristina Reis Formadora Porto, Portugal 4K

Será que a palavra "gestor-mor" existe? Será que a posso empregar como nelogismo?

Agradeço resposta.

Luís Miguel Coutinho Tradutor Lelystad, Holanda 2K

Gostaria de saber se a expressão conta-cliente (e o respectivo plural) se deve ou não grafar com hífen. O contexto é marketing. Portanto, as contas que as empresas abrem internamente para os seus clientes habituais (para controlo interno) são conta(s) cliente ou conta(s)-cliente?

Obrigado.

Ricardo Rosa Técnico superior Beja, Portugal 35K

Gostaria de saber se a expressão "co-coordenação" é de utilização correcta.

Celso Corte Real Estudante Luanda, Angola 69K

Como saber se o segundo elemento do adjectivo composto verde-musgo, azul-marinho e azul-celeste é na realidade nome ou substantivo? Que exercícios ou técnicas podemos adoptar para chegar a conclusão ou explicar que se trata de verdadeiros nomes? E porquê chamar a esses compostos de adjectivos compostos? Para terminar, no composto castanho-claro, a que classe morfológica pertence o segundo elemento?

Mafalda Santos Professora Leiria, Portugal 4K

Qual a designação mais correcta, em português, para um vector que tem 4 componentes (ou seja, um vector num espaço de 4 dimensões): "quadrivector", "tetravector", ou há alguma outra palavra? O uso de 4-vectores é usual em algumas aplicações da matemática à física, como por exemplo na teoria da relatividade, onde se trabalha no espaço-tempo, que tem quatro dimensões.