O feminino de guinéu-equatoriano - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O feminino de guinéu-equatoriano

Qual o feminino de guinéu-equatoriano? "Guineia-equatoriana"? Ou "guinéu-equatoriana"?

Obrigada.

Ana Castro Investigadora Porto, Portugal 4K

A forma guinéu-equatoriano, que se refere a alguém ou algo que é «relativo à República da Guiné Equatorial (África ocidental) ou o que é seu natural ou habitante», é um composto morfológico de coordenação e ocorre quando os radicais da palavra composta apresentam um estatuto idêntico, contribuindo de igual modo para a interpretação semântica da palavra. Nestes compostos a flexão de número e o contraste de género ocorre no final da palavra:

feminino — guinéu-equatoriana

plural — guinéu-equatorianos

N. E. (15/07/2016) – O Código de Redação Interinstitucional para o uso do português na União Europeu regista equato-guineense, que é aplicável aos dois géneros e se afigura boa alternativa a guinéu-equatoriano; também o dicionário da Porto Editora e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, consignam equato-guineense, apesar de ambos acolherem paralelamente guinéu-equatoriano. Observe-se que na forma de feminino guinéu-equatoriana, registada no Vocabulário Ortográfico do Português (VOP) e no Vocabulário Ortográfico Comum, não varia o adjetivo guinéu, embora o feminino correspondente seja guineia (cf. VOP), o que se explica  por, num adjetivo pátrio composto, se manter sem alteração o primeiro elemento (Cabo Verdecabo-verdiana; Nova Iorquenova-iorquino).

Carla Viana
Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Outros Campos Linguísticos: Contrastes de género; Composição