Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
Anabela Rocha Portugal 6K

Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo «trabalhador»?

Brígida Varanda Portugal 13K

Gostaria de saber se as palavras "ventozinho" e "ventozão" estão correctas.
Obrigada.

Margarida Parreirão Lisboa, Portugal 20K

Será possível explicar o porquê de se dizer «condenado à pena de morte» e «condenado a pena suspensa» ou «a prisão perpétua»?

Nadia Yuan China 7K

Gostava de saber como se designa em português a língua da Bósnia e da Macedónia. Muito obrigada pelo vosso esclarecimento.

Nuno Vasco Portugal 23K

Gostaria de saber em que medida pode ser utilizado o prefixo “quasi”, nas palavras portuguesas, por exemplo "quasi-fotográficas". Antecipadamente grato pela ajuda dispensada e parabéns pelo vosso esforço na continuidade do “site”.

Roberto Gouvea Silva Brasil 7K

Consultando o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa e o Dicionário Houaiss, gostaria que, se possível, equacionassem a seguinte dúvida:
– a expressão «lícita ação» seria um derivativo de «licitação», já que o vocábulo «licitação» é formado pelo latim ‘licit’ (cujo significado é «lícito»?) + ação.
Desde já, agradeço a atenção de V. Sas.

Sandra Cerqueira Contabilista Maia, Portugal 7K

Tenho dúvidas em relação a duas palavras. A tradução de "lockable" e "stackable" seria "trancável" e "empilhável", como algo que se pode trancar e algo que se pode empilhar, o problema é que eu preciso de traduzir isto para português mas numa só palavra , para cada termo. O meu dicionario de língua portuguesa velhinho diz-me que “trancável” e “empilhavel” não existem... Então como faço?

Neide Ramos Brasil 9K

Qual é o aumentativo de «grão» e de «coro» (música).

Claudianny Galvão Professora Brasil 12K

Qual o aumentativo de «pequenino»?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Brasil 23K

No Brasil, emprega-se bastante o termo “cataclisma”, o qual não é consignado por nenhum dos dicionários brasileiros da língua portuguesa que pude consultar. Em seu lugar, todos registram «cataclismo», o mesmo ocorrendo no dicionário em linha da Porto Editora.
A respeito deste tema, gostaria de saber se em português existe ou não o vocábulo “cataclisma”. Caso a resposta seja afirmativa, gostaria de saber também se esta palavra seria uma variante de «cataclismo». Se todavia a resposta for negativa, gostaria de saber outrossim se este termo seria um italianismo, haja vista que em italiano há “cataclisma”.
Muito obrigado.