Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
José d´Almeida Gonçalves Administrador do EP Montijo, Portugal 5K

Por favor, qual o plural de código postal? Vi (li) há dias num formulário da responsabilidade de um banco importante da nossa praça «... escreva (aqui) os seus códigos postal...». Está correcto?

Anabela Silva Aluna Santarém, Portugal 12K

Gostaria que me informassem sobre a origem do vocábulo Lusíadas. No meu livro de Português diz que é um cultismo ou um latinismo, mas eu não entendo porquê.

Obrigada pelo vosso esclarecimento.

Diana Anacleto Estudante Nogueira do Cravo, Portugal 3K

O que é a relação de palavras quanto ao sentido?

Olívia Lucas Tradutora Madrid, Espanha 9K

O que significa poioca? Penso que é uma gíria brasileira.
Contextos que encontrei: «sem saber um poioca do que ele fez ou quem ele era de verdade»; «atualiza essa poioca»; «eu não manjo poioca nenhuma»; ou ainda «não vou desistir do site só por causa dessa poioca».

Obrigada.

Ana Oliveira Estudante Valongo, Portugal 15K

Desejo saber qual o significado de actancial na seguinte expressão: «... podem assumir duas variantes – a história ser em si uma mentira ou a mentira constituir um recurso actancial importante.»

Raquel Ataíde Secretária Évora, Portugal 13K

A minha dúvida é entre a forma correcta de escrita para a definição de porco. Já pesquisei em vários dicionários, e alguns dizem que se escreve "tó" e outros, "tô". Alguns dão a definição de "tó" para «enxotar porcos». Tenho conhecimento que esta palavra poderá ser considerada um regionalismo [de Portugal]. Gostaria de saber qual a definição correcta para "tó" e "tô".

Obrigada.

Joana Abreu Estudante do secundário Almada, Portugal 11K

Como se deve pronunciar a palavra "géiser"? Assim: "jéizer", "jêizer"? Ou de outra forma?

Muito obrigada.

Rodrigo Guedes Professor Lamego, Portugal 4K

Qual é a origem do nome Almacave?

Isaltina Borges Professora do 3.º ciclo e do secundário Sesimbra, Portugal 4K

Gostaria que me esclarecessem se a palavra nevão está no grau aumentativo ou normal. Quanto a mim está no grau normal. Porém, todos me dizem que está no grau aumentativo. Se assim é, eu pergunto: qual é o seu diminutivo? Também pergunto: não poderá fazer-se o aumentativo de nevão como nevãozão e o diminutivo como nevãozinho e assim nevão seria grau normal? Acrescento ainda que no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, nevão aparece simplesmente como substantivo masculino e não menciona que seja aumentativo, como acontece, por exemplo, com portão.

Rui Vaz de Carvalho Martinho Médico Porto, Portugal 6K

Moro na Rua das Andresas, no Porto, há 7 anos. Ainda não consegui saber qual o significado de Andresas, podem-me esclarecer, por favor?
Obrigado.