Testemunha abonatória - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Testemunha abonatória

Qual o significado de «testemunha abonatória»?

Zélia Silva Estudante Viseu, Portugal 11K

Testemunha, na acepção que nos interessa, é «pessoa chamada ou indicada para depor numa causa ou investigação»; «pessoa que certifica ou atesta a veracidade de um ato ou que dá esclarecimentos acerca de fatos que lhe são perguntados, afirmando-os ou negando-os»; «coisa que atesta a verdade de algum fato»; «pessoa que assiste a certos atos para os tornar autênticos e valiosos; padrinho»; ou «pessoa que presencia um fato qualquer; espectador». Por sua vez, abonatório(a) quer dizer «que serve para abonar ou afiançar» e, como termo jurídico, «que abona; que garante como bom» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Assim, podemos dizer, de forma resumida, que testemunha abonatória é uma pessoa que presenciou um acontecimento [ou acto ilegal] e vai depor a favor de alguém acusado de cometer essa ilegalidade.

Carlos Marinheiro
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica