Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Noémia Lemos Professora 1.º CEB Coimbra, Portugal 11K

Li, na resposta de Sónia Valente Rodrigues a uma consulente sobre «memória e comer muito queijo», a palavra desmistificar, mas não seria desmitificar o vocábulo correcto? Até no Ciberdúvidas há consultores que erram? Deveriam ter mais cuidado para não nos induzirem em erro.

Obrigada e grata por tantas dúvidas que me tiram.

Carlos Almada Reformado Almada, Portugal 6K

No dia 17/07/2007, cerca das 22:15 horas, numa entrevista na SIC Notícias a uma representante do maior partido da oposição, ouvir dizer mais que uma vez àquela senhora: "hetacombe" em vez de hecatombe. Será que eu estou errado, ou está a senhora? Agradecia uma explicação. Caso seja necessário posso informar o nome da senhora.

Olga Ravara Estudante Lisboa, Portugal 4K
A palavra puzzle (já nos nossos dicionários) deve ler-se "pázl", "pâzl", ou "puzl"?
Muito grata.
antonio chagas Engenheiro salvador, brasil 62K

Qual o significado da expressão: «Dá uma de joão sem braço»?

Filipa Reis Engenheira do ambiente Lisboa, portugal 7K

Qual a forma correcta de escrever: «actividades ludo-didácticas», ou «actividades lúdico-didácticas»?

Andreia Bento Enfermeira Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de aproveitar a vossa disponibildade para responder às dúvidas quanto à língua portuguesa e questionar-vos se a palavra "aloimune" tem o mesmo significado que auto-imune.

Muito obrigada.

Patrícia Fernandes Decoradora Porto, Portugal 4K

Qual a definição mais correcta para os termos bidimensional e tridimensional?

Ana Leonor Silvestre Estudante Leiria, Portugal 6K

Gostaria de saber qual destas frases é a correcta: «As pessoas sentem-se tentadas a abdicar do seu direito e dever de votar», ou «As pessoas sentem-se tentadas a abdicar do seus direito e dever de votar»?

Agradeço a vossa explicação.

Amarilis Guimarães Curitiba, Brasil 8K

Gostaria de saber o plural de PhD.

Pedro Pinto Engenheiro Lisboa, Portugal 7K

Sou leitor assíduo do Ciberdúvidas e tenho esclarecido inúmeras questões pela simples consulta do vosso sítio. Passo a expor um caso que merecerá a vossa atenção.

Aprendi a escrever a palavra missanga com duplo s e nunca a tinha visto escrita de outra forma, até constatar numa simples pesquisa do Google que aproximadamente 50% (!) dos sítios dedicados ao tema usam a forma miçanga (a maioria são sítios brasileiros). Nos dicionários e prontuários que consultei não consta a forma miçanga.

Pergunto quais as grafias admissíveis para esta palavra.

Agradeço desde já a atenção e parabéns pelo serviço que prestam à língua portuguesa.