Para designar quem tem habilitações, ou está encarregado de executar medições, poder-se-á usar indistintamente metrologista e metrólogo? Alguma destas designações é errada, imprópria, ou deve ser evitada?
Estou a estudar português, e achava que embora com o verbo ir significava «fora dum lugar», mas numa frase li «vir embora». Que significado tem embora nestes verbos?
É correcto usar a palavra crescendo fora da área musical, como nas expressões «um crescendo de problemas» ou «problemas em crescendo»?
Gostaria de saber se realmente o feminino de frango é franga, pois estou muito confusa, sempre tive franga com fêmea do frango.
Há uma palavra portuguesa que denota a profissão da pessoa que faz a máscara dos actores no teatro? Em alemão chama-se Maskenbildner.
Escreve-se subadquirente, ou sub-adquirente?
Autoconstrução é uma palavra composta por aglutinação, ou justaposição?
Como se escreve dossier na língua portuguesa, é dossiê, dossier, ou não existe?
É correto falar a frase: «isto é um erro clássico»?
Ou só podemos falar: «isto é um erro crasso»?
Gostaria de saber se a expressão «encarregado de educação» tem aplicação no género feminino («encarregada de educação»), ou se deverá ser sempre utilizada na sua versão masculina.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações