Haver, acontecer, ocorrer
Porque é que se considera incorrecto dizer "houveram" (e com razão) e... aconteceram/ocorreram, que também são verbos impessoais, já não?
A regência de indispensável
Por favor, indique-me se é mais correcta a preposição a ou para no seguinte caso: «O sistema contém dados indispensáveis para/à gestão e reabilitação.»
Obrigada.
Ir e o seu complemento
Em «Vamos às compras», qual a análise sintática de «às compras» (objeto indireto ou adjunto adverbial)?
Desde já, grato! Vocês são ótimos, apesar de humanos.
Te numa estrutura de coordenação
Numa oração divulgada na Diocese de Leiria-Fátima, composta pelo bispo local, uma das partes diz o seguinte:«Dá-me a certeza de não estar só, mas de saber e querer-Te próximo...»
A minha dúvida é se a construção está correcta, ou se não deveria repetir-se o pronome, o que ficaria: «saber-Te e querer-Te próximo...»
Desde já agradeço a resposta.
Os termos átono e clítico
Qual a diferença entre átonos e clíticos?
«Enviar cheque sobre banco»
Gostaria de saber qual das expressões está correcta e porquê: «Enviamos o cheque n.º x sobre o banco y» ou «enviamos o cheque n.º x sob o banco y»?
Muito obrigada!
Menos
Gostaria que me informassem se, na frase abaixo, o advérbio “menos” se aplica ao mesmo tempo aos adjectivos usados (“conscientes” e “responsáveis”), ou se apenas se pode considerar em relação ao primeiro adjectivo usado?
«Alguns menos conscientes e responsáveis.»
Ou para caracterizar como «menos conscientes» e «menos responsáveis» será necessário colocar o menos antes de cada um dos adjectivos?
Como no exemplo que se segue:
«Alguns menos conscientes e menos responsáveis.»
Obrigada.
Pronomes átonos te e lhe
Gostaria de saber se está correta a frase: «Esse carro te pertence?»
Eu vejo muita gente usando frases parecidas. Mas o verbo (pertencer), por ser VTDI, não deveria ter uma preposição antes da pessoa, ou seja, o certo não seria somente: «Esse carro lhe pertence?»?
Caso a frase «Esse carro te pertence?» esteja correta, gostaria muito de uma explicação.
Obrigado pela atenção.
«Estar conforme»
Como é que se deve escrever ou dizer: «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma» ou «está conforme aos dados ministrados em conselho de turma»?
Obrigado pela atenção.
A sintaxe de preocupado
Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.
