Sintaxe e classes de palavras na TLEBS (Portugal)
De acordo com a resposta dada sobre a análise sintáctica da frase «Toda a paz da natureza vem sentar-se a meu lado», a resposta dada, à luz da TLEBS, mistura análise sintáctica e análise morfológica. Assim, a dúvida é a seguinte: À luz da TLEBS, devemos proceder a uma análise desse tipo, junto dos alunos, ou ficará apenas deste modo: Sujeito – «Toda a paz da natureza»; Predicado – «vem sentar-se a meu lado»; Complemento preposicional – «a meu lado»? Obrigada.
Sequer ‘vs.’ ao menos
«Se ainda continuam a existir zonas obscuras, ao menos podemos refletir sobre a combinação explosiva entre a ética e o realismo, naquele 2 de setembro de 1939.» Sabe-se que «sequer» tem como sinônimas as expressões «ao menos» e «pelo menos»; entretanto, repugna-me usar «sequer» em substituição a «ao menos» na frase acima. Poder-se-ia fazer tal alteração? Obrigado.
Artigo definido com o possessivo
Estudando para um concurso em uma certa apostila fiquei na dúvida com a seguinte frase: «o uso do artigo diante do possessivo adjetivo é facultativo, mas se o pronome for substantivo o uso é obrigatório.» Esta frase está correta ou tem alguma palavra errada? Por exemplo, "pronome adjetivo" em vez de “possessivo adjetivo”, ou talvez “proibido” em vez de “obrigatório”?
Colocação do pronome clítico com "ainda hoje"
Gostaria de saber qual das frases está correcta: «Ainda hoje nos é dado verificar que...» «Ainda hoje é-nos dado verificar que...»
Jesus em latim
Minha pergunta essencialmente não diz respeito à língua portuguesa; no entanto, a competência da equipe de Ciberdúvidas me autoriza a fazê-la. Como é, em latim, que se escreve o nome "Jesus"? Na Internet, há expressões e documentos nessa língua nos quais ora se vê "Iesus", ora "Iesu". Qual o correto e por que ocorre tal discrepância? Muito obrigado.
«Os determinantes» e «as determinantes»
Gostaria de saber se a palavra «determinante», enquanto substantivo, é masculina ou feminina. Na frase «os determinantes da adaptação à doença são a idade e...», por exemplo, dever-se-á utilizar «os determinantes» ou «as determinantes»?
Objecto directo anafórico e catafórico
Gostaria de saber o que são objeto direto anafórico e catafórico e alguns exemplos sobre os mesmos. Também gostaria de alguns exemplos do pronome «ele» como acusativo, e o que é o clítico acusativo, se possível com exemplos. Agradeço desde já.
Sobre a forma relativa «o que»
«O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar e, nela, a si mesmas.» Gostaria de saber se o «que» nesta oração seria o primeiro exemplo de vocábulo que se refere a um outro termo anterior? Desde já agradeço.
Dúvidas sobre flexão nominal e verbal
Estou em dúvidas na flexão do plural das palavras: «mico-leão dourado» «ararinha-azul»
Tenho dúvidas também nas seguintes flexões de semântica: «Pesquisadores que (...) na defesa da ararinha-azul sabiam que (...) difícil impedir a extinção delas.» Verbos a se flexionarem: «envolver-se» e «ser» + pronome «lhes»
Aguardo a resposta a essas duas dúvidas. Obrigada desde já.
O plural numa estrutura de coordenação
Pode-se dizer «as classes popular e aristocrática» ou «as classes populares e aristocráticas»? Ambas as frases estão corretas?
