Como se classificam as frases quanto à forma?
Gostaria de saber se podemos considerar que a locução «não só... mas também» tem um valor apenas de adição, ou se podemos considerar que, embora estabelecendo relação entre dois termos de idêntica função, lhes acrecenta um valor também contrastivo.
Obrigada.
Gostaria de saber a classificação de último no seguinte contexto: «Com um último trompejo do berrante, engarrafam o curral da estrada de ferro o rebanho...»
Os verbos classificar(-se) e operar(-se) são pronominais?
Ou seja, qual é o certo? «O Brasil classificou-se para a final», ou «o Brasil classificou para a final»? Da mesma forma, o correto é «eu operei-me ontem», ou «eu operei ontem»? Por outro lado, é correto dizer «eu me acordei às...», ou o certo seria «eu acordei às...»?
A frase «Ninguém lhe dá atenção» é afirmativa, ou negativa?
Obrigado.
Podiam esclarecer-me esta pequena dúvida?
Que é a opção correcta, "barcos rabelo" (singular), ou "barcos rabelos"?
Isto porque se deve dizer "carros Fiat" e não "carros Fiats".
A regra mantém-se neste caso?
Agradecido pelo esclarecimento!
Na coordenação de português discutimos sobre o uso das preposições em e a. Ficámos com uma dúvida pendente sobre porque se diz «chegar a casa» e não «chegar em casa» ou mesmo «chegar na casa».
Eu estou a estudar português e tenho algumas dúvidas:
1 — Na frase «Todos os meus amigos são de Portugal», «todos» é um pronome indefinido?
2 — Na frase «Cansei-me de fazer o mesmo todos os dias», «todos» é um pronome indefinido?
3 — Em «Parecem todos muito animados», «todos» é um pronome indefinido?
Muito obrigada.
Gostaria que me esclarecesse uma dúvida: a expressão «em comemoração aos 48 anos do Sr....» está errada, ou posso usar tanto esta como a expressão «em comemoração dos 48 anos do Sr....»? As duas formas estão corretas ou não? Sei que é mais comum o uso da segunda forma, mas por que (se é que não posso usá-la) a primeira forma não está correta?
Muito obrigada.
Numa oração, antes de um verbo no gerúndio, pode/deve ser colocada uma vírgula, ou este, por si só, serve para o efeito e permite a ausência da mesma?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações