Sobre a forma e o significado de sairé - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a forma e o significado de sairé

Fui informada de que çairé (uma festa do folclore da Amazônia) seria a única palavra que começa com a letra "ç" na língua portuguesa. Também me informaram de que se perguntassem no vestibular: «Qual a única palavra que começa com a letra "ç" na lingua portuguesa?», eu deveria responder çairé. Eu discordei e virou um bate-boca sem fim. Acho que çairé não faz parte da língua portuguesa e é apenas um nome próprio dado a uma manifestação folclórica de origem indígena. Por favor, não me deixe nessa dúvida!
Obrigada.

Andréa Valente Belém Pará, Brasil 5K

O vocábulo sairé tem origem no tupi *sai´re (o * indica forma hipotética, e o ´, que a sílaba que se segue é tónica) e significa «dança indígena» (ver António Geraldo da Cunha, Dicionário Histórico das palavras portuguesas de origem tupi, São Paulo, Melhoramentos, 2.ª edição). Já se explicou aqui no Ciberdúvidas que os grafemas -ç-, -ss- e s- têm actualmente a mesma pronúncia na maior parte dos territórios em que se fala português. O seu uso diferenciado deve-se a razões históricas. Note-se, porém, que a grafia com ç- não se encontra registada em nenhum dos dicionários consultados, até porque não é possível escrevê-lo no início de palavra, atendendo aos princípios da ortografia vigentes no Brasil e em Portugal.

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Semântica