Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Ortografia/Pontuação
Dídimo G. Anconi Aposentado Uberaba, Brasil 7K

Qual a pronúncia correta: "Amambai", ou "Amambaí", tendo em vista que as imprensas falada e escrita têm adotado a primeira grafia, contrariando o que aprendemos em Jutaí, Araçuaí, Unaí, Gravataí, Avaí, Caracaraí e todas as outras terminadas em "ai" precedido de consoante?

Vasco Silva Bioquímico Lisboa, Portugal 40K

No lista oficial de nomes do Estado Português, o nome Isis aparece sem acento. No entanto, já encontrei, em diversos dicionários e enciclopédias, este nome escrito com acento no primeiro i: Ísis. Qual das duas formas está correcta?

Bruna Bisetto Estudante Campinas, Brasil 42K

Como se abrevia a palavra semana?

Vítor L. P. Marques Desempregado Torres Vedras, Portugal 36K

Em português (de Portugal) correcto deve escrever-se "Carma", ou "Karma", termo de origem oriental?

Manuel Aniceto Designer São João da Madeira, Portugal 31K

Gostaria de saber se a palavra urgente leva acentuação no e, pois tenho a ideia de ter aprendido a escrever "urgênte", e não "urgente"...

Obrigado.

Isilda Mariquitos Funcionária pública Lisboa, Portugal 6K

Gostaria que me esclarecessem se as palavras «estações base» devem, ou não, ser ligadas por um hífen, uma vez que as encontro escritas das seguintes formas: «estações base» e «estações-base».

Obrigada.

Karla Mendes Secretária Recife, Brasil 8K

Sobre a abreviatura de «recursos humanos»: RH exige ponto — "R.H."?

Qual o plural de freezer e folder?

Leonor Matos Silva Arquite{#c|}ta Lisboa, Portugal 9K

Tenho uma dúvida relacionada com a divisão de frases, se assim se pode chamar. Como não consigo explicar a minha dúvida teoricamente, fica uma pergunta prática. Posso escrever isto?

«Cheguei a casa cedo. E no entanto cheguei cansada. Ou mais cansada que ontem, pelo menos. Já amanhã espero chegar mais tarde. Mas menos cansada.»

Obrigada desde já.

Paulo Araújo Economista Rio de Janeiro, Brasil 5K

Estou concluindo um estudo comparativo entre um dicionário português, de 1806, e o primeiro dicionário brasileiro, de 1832. Este brasileiro é, inegavelmente, um plágio do português, quase apenas com a diferença de que usa o s curto, e o português, o s longo, também chamado "s visigótico". Pelo que pude pesquisar, o s longo deixou de ser usado em Portugal na passagem do século XVIII para o XIX. Este fato ocorreu por mera casualidade, ou decorreu de alteração ortográfica oficial? No Brasil, apenas um livreto foi impresso clandestinamente, em 1747, com uso do s longo.

Luciane Bassoli de Assunção Bancária São Paulo, Brasil 47K

Qual é a abreviatura correta da palavra superintendente? Vocês têm um dicionário geral de abreviaturas para me enviar?

Grata!