Pergunta:
A palavra "desmate" existe na língua portuguesa? Ela não está nos dicionários que consultei, mas é de uso muito comum no Brasil, principalmente em relatórios sobre o meio ambiente. Há outras palavras de uso comum que não estão nos dicionários, a exemplo de "elencar". Como funciona o ingresso de vocábulos nos dicionários?
Resposta:
Ambas as palavras existem na língua e estão registadas em dicionários.
A palavra desmate surge no Dicionário Aulete Digital com o seguinte significado: «Corte da vegetação de determinada região; desflorestamento, desmatamento.» O Dicionário Houaiss e o Dicionário Aurélio Século XXI registam apenas desmatamento.
A palavra elencar está registada quer no Dicionário Houaiss — «incluir (uma questão, um problema, um item) em meio a outros para ser oportuna e devidamente considerado, discutido, resolvido» —, quer no Dicionário Aulete Digital — «Acrescentar (questão, problema, assunto etc.) em meio a outros, para ser considerado ou discutido.»
A razão por que estas palavras não aparecerem ainda em muitos dicionários deverá ter que ver com o facto de serem palavras recentes na língua e não estarem, por isso, atestadas em muitos documentos escritos.
N.E. – (2/052017) O verbo elencar – com origem no grego 'élegkhos', pelo latim 'elenchu' –, encontra-se igualmente registado no Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora [«incluir (item, tema) em lista, para apreciação ou discusssão posterior; listar, catalaoga: de elenco +-ar»], no Dicionário Priberam, no Dicionário Online de Português, no