Textos publicados pelo autor
Alomorfia e a palavra inimigo
Pergunta: Onde se encontra a alomorfia na palavra inimigo?Resposta: Segundo o Dicionário de Termos Linguísticos, alomorfia é «realização de um morfema sob condicionamento fonológico ou morfológico», e morfema, «a menor unidade gramatical de uma língua ou a menor unidade portadora de significado». Olhando para as palavras amigo, inimigo, amizade e inimizade e divindindo-as nos morfemas que as constituem:— amig - o— in - imig -...
Sobre a utilização do itálico
Pergunta: Em primeiro lugar, parabéns, parabéns, parabéns.
A minha dúvida refere-se a determinadas utilizações do itálico.
Gostaria então de saber se os nomes das marcas comerciais devem ser escritos em itálico.
E as designações comerciais dos respectivos produtos?
Deverá utilizar-se ou não o itálico consoante se trate de marcas mais, ou menos, conhecidas, como «Coca-Cola» e «Tekdirekt», por exemplo?
E em relação a organizações, como partidos, instituições de governo, associações profissionais, etc., e...
Sobre a letra de uma música popular
Pergunta: A letra de uma determinada música diz:
«Se o sol se pôr e a noite chegar, tu és quem me guia.Se a tempestade me alcançar, tu és meu abrigo.Se o mar me submergir a tua mão me traz à tona pra respirar e me faz andar sobre as águas...»
Pergunta: devo corrigir a letra de uma música popular, ou posso cantar de forma errada? O que é certo?O que devo responder aos questionamentos?Resposta: Suponho que a consulente se refere ao uso de «Se o sol se pôr» em vez de «Se o sol se puser». De facto, tratando-se de uma oração subordinada...
A evolução de "sô" para sou
Pergunta: Como explicar a evolução de "sô" para sou? Uma ditongação?Resposta: O estádio de evolução da primeira pessoa do singular do verbo ser anterior a sou não foi sô, mas sõ. Segundo E. B. Williams, a evolução desta forma foi a seguinte:
«Primeira pessoa do singular sŭm > port. arc. som ou sõ > port. arc são, substituído por sou por analogia com vou e...
