Pergunta:
Numa resposta a uma consulente, a propósito da distinção entre palavra simples e palavra complexa, o dr. Carlos Rocha considera que palavras formadas com sufixos de flexão, que marcam o grau aumentativo ou diminutivo, associados a uma forma de base ou radical, são consideradas complexas. Contudo, num recurso de apoio a um manual de Português do 7.º ano, essa questão não é clara. Os autores consideram que as palavras: casinha, altíssimo, dedão e giraça são simples e as palavras: casebre, caixote e caloraça são complexas.
Podem esclarecer-me?
Resposta:
Segundo o Dicionário Terminológico, a palavra simples é formada por um único radical, sem afixos derivacionais, mas podendo exibir afixos¹ flexionais. Ex.: casas. → casa + s (flexão do plural).
Ou seja, é formada apenas por um só radical (constituinte morfológico de base) a que se podem associar o índice temático e o sufixo de flexão. Ex: cabelos → cabel (radical) + o (índice temático) + s (sufixo de flexão de plural)
Os nomes e adjetivos flexionam em género, número e grau; os advérbios apenas em grau e os verbos em pessoa, número, tempo e modo.
Palavras simples e seus constituintes:
casa → cas (radical) + -a (índice temático) + -s (sufixo de flexão)
altíssimo → alt (radical) + -íssim (sufixo de flexão) + -o (índice temático)
dedão → ded (radical) + -ão (sufixo de flexão)
giraça → gir (radical) + -aç (sufixo de flexão) + -a (índice temático) *
A palavra complexa é formada por derivação ou composição, ...