Textos publicados pela autora
A classificação de minha na frase «Estes seres e aqueles ficam à minha guarda»
Pergunta: Na frase «Estes seres e aqueles ficam à minha guarda» (A Fada Oriana), minha é um pronome, ou um determinante possessivo?
Agradeço a atenção!Resposta: Na frase que nos apresenta, em que «minha» precede o nome «guarda», não há dúvida alguma de que se trata de um determinante possessivo.
Um determinante distingue-se de um pronome, precisamente, porque o primeiro antecede o nome, «contribuindo para a construção do seu valor referencial» (Dicionário Terminológico), enquanto o pronome o substitui.
Por exemplo, na...
A origem do alfabeto cursivo
Pergunta: Tendo frequentado o ensino primário nos primeiros anos da década de 80, sempre me intrigou a origem do alfabeto cursivo nessa altura ensinado nas escolas. Foi criado propositadamente para esse fim em Portugal? É uma adaptação de outro mais amplamente usado? Quando foi adotado no nosso sistema de ensino?
Entendo que esta questão é, na melhor das hipóteses, tangencial aos assuntos normalmente tratados neste local, e compreenderei se não for respondida. Não pretendo, certamente, abusar do serviço que aqui prestam e...
Os acentos na 1.ª pessoa do plural do imperfeito do conjuntivo
Pergunta: Queria saber porque o imperfeito de conjuntivo às vezes leva acento circunflexo e outras acento agudo na primeira pessoa do plural.
Obrigado pela resposta.Resposta: As formas verbais seguem as regras de acentuação gráfica comum a todas as outras palavras do léxico português.
Tratando-se as formas da primeira pessoal do plural do pretérito imperfeito do conjunto de um dos exemplos de palavras proparoxítonas [esdrúxulas], obedecem às seguintes regras: «recebem o acento agudo as que têm na antepenúltima sílaba...
Sobre a palavra veredicto/veredito
Pergunta: Consultando dicionários como Aurélio e Houaiss, percebi que a palavra "veredito" (grafada sem C) não existe ou, pelo menos, não está devidamente dicionarizada, pois é registrada apenas a variante "veredicto".
No Brasil é mais comum ouvir a palavra pronunciada como [vere'ditu] ou [viri'ditu] onde o C nunca é pronunciado.
Estaria essa pronúncia realmente correta, visto que por aqui não se costuma conservar este tipo de consoante quando não é articulada?Resposta: O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa...
Uso do aumentativo de cara (denotação e conotação)
Pergunta: Li uma frase num livro sobre denotação e conotação e fiquei em dúvida na frase: «A cabeça dele é grande, ele tem uma carona.» Aqui ocorre denotação ou conotação no que diz respeito à palavra carona?
Agradeço se puderem me auxiliar.Resposta: Na frase que nos apresenta, a palavra carona reproduz precisamente a ideia de «cara grande», apesar de esse termo não se encontrar designado como aumentativo de cara. Parece tratar-se de uma frase de um discurso informal, em que o sujeito de enunciação utiliza a palavra carona para...
