Pergunta:
Quantos deíticos contém a frase «por aqui passou gente famosa»?
Resposta:
Na frase em questão, ocorrem dois deíticos: o advérbio aqui e a forma verbal passou, no pretérito perfeito do indicativo.
Costuma-se identificar imediatamente os deíticos – palavras «cuja significação referencial só pode ser definida em função da situação, do contexto, do locutor e do recetor de um ato de fala (dicionário da Academia das Ciências de Lisboa; atualizou-se a ortografia)» – com os pronomes pessoais de 1.ª e 2.ª, os advérbios de lugar (aqui, aí, ali, cá, lá), os advérbios de tempo (agora, ontem, hoje, amanhã) e os determinantes e pronomes demonstrativos (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo). Contudo, o conceito de deítico abrange também os tempos verbais organizados em função do momento da enunciação, marcado pelo advérbio agora. Como explica Fernanda Irene Fonseca ("Deixis e Pragmática Linguística" in Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, org. I. H. Faria et al., Lisboa, Caminho, 1996, págs. 442/443; atualizou-se a ortografia)1:
«Quanto à componente do contexto que é ativada semanticamente pela utilização dos deíticos, distinguem-se, fundamentalmente, os três tipos clássicos de deixis: pessoal, espacial e temporal. [...] A deixis temporal diz respeito à utilização do momento da enunciação (AGORA) como marco de referência para a localização temporal, O tempo, tal como o concebemos através da linguagem, é de natureza deítica: presente, passado e futuro não são noções absolutas, são relativas ao momento da enunciação. A interpr...