«5 toneladas de alimentos» Pergunta: Na manchete do jornal Gazeta do Povo leio: «5 toneladas de alimentos vencidos e adulterados são apreendidos em Santa Felicidade». Nessa manchete, qual a concordância verbal de apreender? E, caso fosse alterado o verbo por apreendidas, qual seria a explicação dessa mudança em relação à concordância verbal?Resposta: Do ponto de vista normativo, é aconselhável a utilização de apreendidas, embora alguns falantes aceitem a forma masculina do...
Textos publicados pela autora
A concordância adjetival e verbal na frase
«5 toneladas de alimentos» Pergunta: Na manchete do jornal Gazeta do Povo leio: «5 toneladas de alimentos vencidos e adulterados são apreendidos em Santa Felicidade». Nessa manchete, qual a concordância verbal de apreender? E, caso fosse alterado o verbo por apreendidas, qual seria a explicação dessa mudança em relação à concordância verbal?Resposta: Do ponto de vista normativo, é aconselhável a utilização de apreendidas, embora alguns falantes aceitem a forma masculina do...
«5 toneladas de alimentos» Pergunta: Na manchete do jornal Gazeta do Povo leio: «5 toneladas de alimentos vencidos e adulterados são apreendidos em Santa Felicidade». Nessa manchete, qual a concordância verbal de apreender? E, caso fosse alterado o verbo por apreendidas, qual seria a explicação dessa mudança em relação à concordância verbal?Resposta: Do ponto de vista normativo, é aconselhável a utilização de apreendidas, embora alguns falantes aceitem a forma masculina do...
Modificador do grupo verbal topicalizado
Pergunta: Tenho uma dúvida em relação à seguinte frase, presente num manual escolar: «Em 1929, Hergé publicou a primeira prancha de Tintin.»
Considerando que «Em 1929» corresponde à função sintática de modificador, podemos considerá-lo como parte integrante do predicado?
Obrigada.Resposta: O constituinte «em 1929» integra o predicado porque se trata de um modificador do grupo verbal.
De acordo com a posição expressa no Dicionário Terminológico, o predicado é uma função sintática ao nível da frase que...
O pretérito perfeito e pretérito imperfeito
Pergunta: O que nos permite misturar os pretéritos perfeito e imperfeito quando contamos uma estória e, ainda assim, entendermos tudo que se passa? Por exemplo:
«Quando eu era criança, eu nadei muito.»/ «Quando fui criança, eu andava de bicicleta.»
«Comi pamonha e bebia suco.»
Quando devo obrigatoriamente usar o pretérito imperfeito?
Outra pergunta: por que quando digo «Todas as vezes em que ia a Angola, gostava de passear pelas ruas» e «Todas as vezes em que fui a Angola, gostei de passear pelas ruas», na primeira frase eu...
«Não sei se...» e modo verbal
Pergunta: Gostaria de saber qual o modo adequado na construção frasal abaixo:
«Não sei se ele esteja em casa.»
«Não sei se ele está em casa.»
«Não sei se ele estaria em casa.»
Sabemos que há um advérbio de negação que pode dar um sentido de dúvida ao verbo saber. Neste caso, a oração não deveria ser construída com o verbo no modo subjuntivo? Qual a função sintática do termo (se) na frase acima? Conjunção? Partícula de realce? Poderia colocar o sintagma verbal no final da frase?
Obrigado.Resposta: Entre as frases apresentadas,...
A classificação gramatical de que
na frase «Que coisa tão esquisita!» Pergunta: Na frase «que coisa tão esquisita» qual é a classe morfológica do que?Resposta: Na frase apresentada, que é utilizado como um intensificador expletivo (ou de realce). A frase é uma redução de uma frase exclamativa expletiva: (1) «Que coisa tão esquisita que isto é!» (= «Isto é uma coisa esquisita.»)...
na frase «Que coisa tão esquisita!» Pergunta: Na frase «que coisa tão esquisita» qual é a classe morfológica do que?Resposta: Na frase apresentada, que é utilizado como um intensificador expletivo (ou de realce). A frase é uma redução de uma frase exclamativa expletiva: (1) «Que coisa tão esquisita que isto é!» (= «Isto é uma coisa esquisita.»)...
