Textos publicados pela autora
A classe de palavras de conforme
Pergunta: «Fiz o bolo conforme a receita.»
Na frase acima,«conforme a receita» é uma locução adverbial?
Se sim, é possível existir locução adverbial iniciada por conjunção? A palavra conforme é uma conjunção?
Obrigado!Resposta: Na frase apresentada pelo consulente, conforme é usado como uma preposição1 que marca uma relação semântica de correlação ou de correspondência2. Note-se que conforme pode ser usado como conjunção nas situações em que...
Das linhas de trincheira ao olho do furacão
As metáforas da pandemia (I)
«A pandemia que se vive atualmente apresentou-se como um fenómeno ímpar e misterioso, o que fez dela um caminho fértil para o desenho de metáforas.» Tomando como ponto de partida este conceito, a professora Carla Marques explora um conjunto de metáforas do campo da guerra e das catástrofes naturais, que têm sido mobilizadas para falar da pandemia que se vive. ...
A reforma ortográfica e os afetos
O lado humano da ortografia
Embora constitua um domínio técnico, a língua é fonte de afetos e a relação do homem com a sua língua pode ser entendida à luz desta realidade, como nos explicava Carla Marques num artigo de opinião publicado no Correio da Educação, revista digital das Edições ASA, de 25 de novembro de 2011....
O uso do imperativo do verbo ficar
Pergunta: Nos verbos que estão no imperativo (ex: «fique/fica sentado, Lucas!») há voz ativa ?
Grato pela resposta.Resposta: A frase imperativa só pode ser enunciada na forma ativa, o que se compreende pelo facto de este modo estar associado à expressão de uma ordem (que corresponde a um ato ilocutório diretivo). Acresce que «em contextos particulares pode[m], no entanto, ter significados aparentados com informações, instruções, convites, súplicas, etc., para os quais contribui também a prosódia da frase»1.
O...
Os valores da conjunção e
Pergunta: A conjunção aditiva e apresenta valores semânticos, como adversidade («mas», porém»), conclusão /consequência («portanto, por isso, então»). Além desses, alguns estudiosos dizem que o e pode apresentar:
1) Sequenciação temporal, quando ligar dois eventos sucessivos: «depois da discussão, Maria fechou o rosto e João foi para o quarto em seguida» (Fernando Pestana).
2) Finalidade: «Ia telefonar-lhe e (=para) desejar-lhe parabéns.»
3)) Condicional: segundo a...
