Textos publicados pela autora
«Epicentro da pandemia»
Pergunta: Haverá alguma incorreção na expressão «centro de propagação do vírus», quando pretendemos referir o local de onde irradiou o contágio?
Não será um caso de abuso, incorreção, ou "novo-riquismo" (linguístico), o uso de epicentro (nesta e noutras circunstâncias idênticas) em vez de centro?
Muito obrigado.Resposta: Epicentro é um termo da área da geofísica que designa o «ponto da superfície da Terra onde primeiramente chega a onda sísmica» (Dicionário...
O conceito de conteúdo proposicional
Pergunta: Queiram, por favor, explicar o que é «conteúdo proposicional».
Grata.Resposta: O conteúdo proposicional diz respeito ao valor semântico de um dado enunciado, ou seja, designa aquilo que se refere.
Atentemos, por exemplo, nas seguintes frases:
(1) «O João escreve o texto.»
(2) «João, escreve o texto.»
(3) «Gostava que o João escrevesse o texto.»
(4) «Escreverá o João o texto?»
Todas elas têm o mesmo conteúdo proposicional, que poderia ser verbalizado como «João escreve o texto».
A diferença entre...
O uso de «o mesmo» na retoma de um antecedente
Pergunta: «O elemento foi pego em flagrante pela nossa equipe de força policial; com o mesmo* foi encontrada certa quantia em drogas, além de uma arma de fogo e dinheiro trocado".»
Usa-se com frequência o termo «o(a) mesmo» como recurso de retomada do termo citado anteriormente, (função dos pronomes?).Vejo certa construção usada na linguagem policial, como um jargão já consagrado; vi em alguns textos jornalísticos e, por incrível, ser empregado em algumas redações do ENEM a que tive acesso.
Gostaria de saber se...
Duas orações explicativas
Pergunta: «Anda por retos caminhos, que assim vais plasmar tua integridade e a virtude será teu brasão.»
No período acima, a oração «e a virtude será teu brasão» é uma oração coordenada aditiva, já que se liga pela conjunção e com a oração anterior; ou é uma oração coordenada explicativa, como a oração anterior, coordenada com esta, mas mantendo sua condição de oração explicativa?
Agradeço desde já.Resposta: A questão que coloca é muito interessante do ponto de vista sintático-semântico e envolve vários...
O sujeito da frase «Custou ao aluno entender a lição»
Pergunta: Na frase «custou ao aluno entender a lição», qual é o sujeito?
Obrigada.Resposta: Na frase em apreço, o sujeito é a oração subordinada substantiva completiva não finita «entender a lição».
Uma oração com função de sujeito surge tipicamente depois do verbo e é substituível pelo pronome neutro isto / isso, o que acontece neste caso:
(1) «Isto custou ao aluno.»
O verbo custar pertence ao grupo dos verbos que denotam um processo psicológico1,...
