Textos publicados pela autora
Manter-se como verbo copulativo
Pergunta: Na frase «ele mantém-se no hospital», «no hospital» é considerado predicativo do sujeito?Resposta: O verbo manter-se pode ter usos copulativos, como acontece em (1)
(1) «A Rita mantém-se calada.»
A natureza de verbo copulativo fica patente, por um lado, no facto de manter-se não selecionar semanticamente o sujeito, aceitando os traços [±humano], [±animado] e [±concreto]1. Isto significa que manter-se não seleciona sujeito, sendo, portanto,...
Enumeração de características
Pergunta: Na frase «era uma árvore grande, ramosa, semelhante a um abeto, mas espinhosa... », podemos considerar a existência de uma enumeração para além da adjectivação e comparação nela existentes?
O consulente escreve de acordo com a grafia de 1945.Resposta: Com efeito, na frase apresentada está presente uma enumeração.
De acordo com o E-dicionário de Termos Literários, orientado por Carlos Ceia, a enumeração consiste na «Adição ou inventário de coisas relacionadas entre si, cuja...
A sintaxe do verbo transformar II
Pergunta: Na frase «Eu transformei o príncipe num sapo», qual a função sintática desempenhada pelo segmento «num sapo»?
Eu interpreto como um complemento oblíquo (X transformar Y em Z), no entanto, perguntaram-me se não poderia ser interpretado como predicativo do complemento direto.
Os meus agradecimentos pelo excelente trabalho que fazem.Resposta: As duas análises apresentadas poderão ser justificáveis em função do contexto em que se pretende promover o estudo gramatical.
O verbo transformar...
Modalidade epistémica: «Efetivamente, é um conto muito bonito!»
Pergunta: Gostaria de esclarecer se na frase seguinte estamos perante modalidade epistémica ou apreciativa: «Efetivamente, «George» é um conto muito bonito!».
Por um lado, o locutor parte de uma certeza, pelo que parece tratar-se de modalidade epistémica, por outro lado, o advérbio «muito» e o ponto de exclamação parecem fazer do enunciado uma apreciação (modalidade apreciativa).
Poderiam esclarecer-me?
Grata pela atenção.Resposta: A frase apresentada configura a modalidade epistémica com valor de certeza.
Na...
Valor modal de «não poder» e proibir
Pergunta: Desde já, agradeço a preciosa ajuda. A identificação quer da modalidade e de um valor modal nem sempre é fácil e consensual
Venho, pois, por este meio, pedir um esclarecimento relativamente a uma questão, visto que, consultados vários livros, não consegui obter respostas claras e contundentes.
« Não podes ir à escola!» «Proíbo-te de ir à escola!»
Neste caso, o valor modal é de proibição, obrigação ou permissão? Porquê? Em diferentes livros há diferentes respostas ...
Obrigado.Resposta: Em contexto escolar,...
