DÚVIDAS

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Textos publicados pela autora

Consultório

A regência de dificuldade

Pergunta: O nome dificuldade pode requerer as preposições de/em. A estrutura sintática apresentada está correta? «Há pessoas que têm mais dificuldades A ler longos textos.» Obrigado.Resposta: Habitualmente, o nome dificuldade rege a preposição em, como ocorre em (1): (1) «Há pessoas que têm mais dificuldades em ler longos textos.» Note-se que Celso Luft refere que dificuldade também se pode construir com a...

Consultório

Ironia: «O Criador tem muitos amigos!»

Pergunta: Solicito a vossa colaboração de forma a esclarecer, se possível, a dúvida que de seguida apresento. «No final do livro, Darwin menciona a possibilidade de todos os organismos terem tido origem numa única forma primordial, mas em privado pensava que essas origens antigas eram irrecuperáveis. Na segunda edição, Darwin incluiu um comentário em que afirmava ser possível conceber um Criador que tenha permitido às espécies criarem-se a si próprias, e que as primeiras formas orgânicas tenham adquirido vida a partir do...

Consultório

Dizer e os modos verbais

Pergunta: O adjetivo capaz seleciona indicativo ou conjuntivo ? «Ele não é capaz de dizer que a tinha visto a fazer determinada coisa.» «Ele não é capaz de dizer que a tivesse visto a fazer algo.» Nesses casos, que tempo verbal é compatível com o presente «é capaz», «tinha» ou «tivesse», ou ainda, «tenha»?Resposta: Ambos os modos verbais são possíveis, embora veiculem valores diferentes. As orações «que a tinha visto a fazer determinada coisa» e «dizer que a tivesse visto a fazer algo» são...

Consultório

Uso de vírgula em provérbios e aforismos

Pergunta: Tendo em conta uma intenção estilística e aforística, tratando-se de uma citação para um guião de motivação, esta frase pode ser aceite pontuada desta forma? «Conhecimento que se guarda, perde força; conhecimento partilhado, multiplica-se.» Resposta: No caso dos provérbios, a pontuação em questão é aceitável. No provérbio apresentando, observamos a ligação de duas estruturas bimembres: por um lado, «Conhecimento que se guarda, perde força» e, por outro, «conhecimento partilhado, multiplica-se.» No...
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