Textos publicados pela autora
Aspeto habitual na frase «durante a primavera inteira aprendo os trevos»
Pergunta: Na frase «durante a primavera inteira aprendo os trevos», a forma verbal aprendo e o advérbio durante contribuem para a configuração de uma situação.
A minha dúvida é qual o valor aspectual? Será habitual ou iterativa?
Obrigado.Resposta: A frase apresentada configura um valor habitual.
Tanto o valor aspetual habitual como o iterativo descrevem situações durativas, ou seja, situações que têm duração interna e que se opõem a...
A construção «o guloso do rato»
Pergunta: Em «o guloso do rato», qual a classe de palavras a que pertence guloso?
Trata-se de um adjetivo qualificativo, uma vez que caracteriza o rato («o rato guloso»), ou de um nome, uma vez que é precedido pelo determinante o?Resposta: A situação apresentada é muito complexa e não reúne consenso na sua análise.
Assim, pode considerar-se que guloso é um nome (sendo um caso de adjetivo que se converteu em nome), pois é determinado por um artigo definido e é núcleo de um...
A locução «assim como» com valor aditivo
Pergunta: A locução conjuntiva «assim como» introduz somente orações comparativas ou pode também servir como coordenada aditiva?
Havendo ambas possibilidades, como estabelecer a diferença entre elas?
Agradeço desde já.Resposta: Com efeito, é possível considerar que a locução assim como pode expressar um valor de nexo comparativo ou de adição.
As gramáticas ditas mais tradicionais incluem assim como entre as locuções introdutoras de oração comparativa. É o caso da...
A sintaxe do verbo apelar, novamente
Pergunta: Qual é o uso correto na seguinte frase:
«A DGS apelou para a tranquilidade das pessoas que tomaram a vacina», ou «A DGS apelou à tranquilidade das pessoas...»?
Ou, melhor ainda, deveria ser «A DGS apelou às pessoas que tomaram a vacina para se manterem tranquilas»? Parece que há uma fixação com o uso obrigatório do «apelar para», o que nem sempre está correto, certo?
Muito obrigada.Resposta: O verbo apelar é alvo de inúmeras controvérsias relacionadas com as preposições que pode reger (como se pode observar...
Parênteses ou travessões no interior de uma frase
Pergunta: Existe alguma gradação de ênfase no uso de parênteses ou travessões no interior de uma frase? Por exemplo:
«Cada cartaz aborda um tipo de flores – a seleção levou em conta a ocorrência e a beleza delas, como as rosas, as margaridas, os crisântemos, as orquídeas – ou outros aspectos como período da floração e formas de polinização.»
Se fossem usados parênteses, seria indiferente?
Agradeço desde já.Resposta: As gramáticas consultadas não referem uma hierarquia entre estes sinais de pontuação,...
