Textos publicados pela autora
Modalidade epistémica: «Efetivamente, é um conto muito bonito!»
Pergunta: Gostaria de esclarecer se na frase seguinte estamos perante modalidade epistémica ou apreciativa: «Efetivamente, «George» é um conto muito bonito!».
Por um lado, o locutor parte de uma certeza, pelo que parece tratar-se de modalidade epistémica, por outro lado, o advérbio «muito» e o ponto de exclamação parecem fazer do enunciado uma apreciação (modalidade apreciativa).
Poderiam esclarecer-me?
Grata pela atenção.Resposta: A frase apresentada configura a modalidade epistémica com valor de certeza.
Na...
Valor modal de «não poder» e proibir
Pergunta: Desde já, agradeço a preciosa ajuda. A identificação quer da modalidade e de um valor modal nem sempre é fácil e consensual
Venho, pois, por este meio, pedir um esclarecimento relativamente a uma questão, visto que, consultados vários livros, não consegui obter respostas claras e contundentes.
« Não podes ir à escola!» «Proíbo-te de ir à escola!»
Neste caso, o valor modal é de proibição, obrigação ou permissão? Porquê? Em diferentes livros há diferentes respostas ...
Obrigado.Resposta: Em contexto escolar,...
Aspeto iterativo vs. aspeto habitual (II)
Pergunta: Gostaria, se possível, que me fornecessem algum «truque» para conseguir distinguir os valores iterativo e habitual. Mais uma vez, indo a diferentes livros, vejo diferentes classificações. Muitas vezes, um livro diz que é iterativo e outro assevera que é habitual. Neste âmbito, e já coloquei esta questão, mas confesso que não entendi muito bem: quando é que estes valores surgem concomitantemente?
Mais uma vez, obrigado por ajudarem alunos, professores e todos aqueles que nutrem especial afeto pela nossa língua e...
«Será que...» (III)
Pergunta: Na frase «Será que o gato está confortável?», a palavra que é um pronome interrogativo?Resposta: Na frase apresentadas, que é uma conjunção subordinativa completiva, que introduz uma oração subordinada completiva.
A questão apresentada corresponde à interrogativa global1:
(1) «O gato está confortável?»
Esta é uma interrogativa de estrutura simples que, na oralidade, conta com a curva melódica para sinalizar o tipo de frase em questão e, na escrita, é sinalizada por...
Escravidão, substantivo abstrato
Pergunta: O vocábulo escravidão, ou «a escravidão», é um substantivo concreto ou abstrato?
A razão da minha pergunta é a seguinte: enquanto uma pessoa vive livre, ela não é escrava (obviamente), mas sendo arrebatada a sua liberdade num determinado instante da vida, sendo presa e, afastada sua dignidade humana, a escravidão é um fato, entretanto, vindo a sua libertação, a escravidão deixa de existir. Logo, a escravidão só existe enquanto alguém a sofre e outra a pratica.
Sendo assim, a palavra...
