Carla Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Marques
Carla Marques
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Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Gostaria de saber qual a função sintática de conectivos como «nesse cenário», «nesse contexto», «nesse diapasão», «nesse viés», «nessa perspectiva», «nesse âmbito», etc.

Vejo que algumas pessoas os comparam ao conectivo «nesse sentido», classificado por Othon M. Garcia como de valor conclusivo. Contudo, me parece que têm mais um caráter de retomada, de reafirmação, de ligação, semelhante ao da conjunção aditiva e.

Na minha opinião, num argumento lógico, silogístico, esses conectivos estariam mais para juntar as premissas (e) do que para apresentar a conclusão (assim).

Agradeço a todos vocês o excelente conteúdo do site. Parabéns!

Resposta:

A questão colocada relaciona-se não com a função sintática dos conectores, mas com o valor que associam à conexão que asseguram.

Será também importante referir que é sempre difícil determinar o valor de um constituinte fora de um contexto de uso.

Assim, de uma forma geral, poderemos afirmar que os conectores apresentados no primeiro parágrafo da questão determinam o domínio de referência versado no enunciado que introduzem.

(1) «Amanhã, não chove. Nesse cenário, vamos passear.»

(2) «Isto é um problema de física, nesse contexto vamos resolvê-lo.»

Na frase (1), o conector «nesse cenário» enquadra a afirmação «vamos passear» no contexto de não chover, assim como na frase (2), «nesse contexto» abre o domínio de referência da disciplina de física para resolver o problema.

Já o conector «nesse sentido» pode ser usado tanto com um valor semelhante ao dos conectores associados às frases (1)  e (2) como com valor conclusivo, como em (3):

(3) «Queremos salvar as pessoas, nesse sentido, vamos denunciar esta situação.»

Nesta frase, «nesse sentido» introduz um valor conclusivo na medida em que se comporta como os conectores conclusivos típicos que «explicitam uma relação causa-efeito entre dois termos, sendo atribuído ao constituinte afectado pelo conector o valor de efeito ou consequência da situação reportada pelo outro termo» (Gabriela Matos in Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa. Caminho, p. 569).

Acresce ainda que o facto de «nesse sentido» ser compatível com o conector e sinaliza que os valores destes conectores são distintos:

Pergunta:

Usa-se correntemente a expressão «imagino o que não...» (terá dito, terá custado, etc.)

Gostava de saber qual é a lógica desta expressão, pois o mais correcto parece ser «imagino o que...».

 

O consulente segue a norma ortográfica de 45.

Resposta:

O uso do advérbio não aqui apresentado constitui um caso de negação expletiva1. É uma situação que ocorre com alguma frequência no português na qual a palavra negativa não tem qualquer valor de natureza semântica, não contribuindo para a construção de uma frase negativa. Esta é, antes, usada apenas como marcador enfático, com a função de realçar um dado constituinte da frase. Uma vez que a sua função é apenas fática, estes operadores negativos podem ser retirados da frase sem afetar a sua gramaticalidade.

Relativamente à gramaticalidade destas construções, afirma João Peres na Gramática do Português: «trata-se de construções sobre que é difícil – e talvez imprudente – proferir juízos de gramaticalidade, sendo de admitir, pela sua grande frequência, que já estão legitimadas como marcadores enfáticos.» (pp. 480 – 481)

Nesta mesma gramática são apresentados alguns exemplos desta construção. Transcrevemos três:

(1) «O que eles não terão sofrido para subir aquela montanha!»

(2) «Quantas pessoas eu não conheço que aceitariam este trabalho!»

(3) «Imagino o que não vai ser preciso gastar nestas obras!»

Disponha sempre!

1. Uma palavra expletiva contribui para expressar o reforço de uma ideia ou para lhe associar um valor de ênfase. A construção «é que» é um exemplo de elemento expletivo: «Ele é que sabe.»

Pergunta:

Precisava de ajuda para esclarecer as funções sintáticas presentes na frase "Não percebo nada de informática."

Assim, pedia a vossa colaboração para responder às seguintes questões que surgiram em sala de aula:

1. O constituinte "de informática" é complemento oblíquo e "nada" (assumido como advérbio de quantidade e grau, tal como "muito" e " pouco") é modificador do grupo verbal?

Ou 2. podemos considerar que o complemento direto é a expressão "nada de informática", ainda que não possa ser substituída pelo pronome de complemento direto, (a frase "Não o percebo.", não sendo agramatical, não tem o mesmo significado)?

Parece-me mais ou menos claro que, se omitíssemos um destes constituintes e tivéssemos frases como:

1. "Não percebo nada."

2. "Não percebo de informática."

o constituinte "nada" seria o complemento direto, na frase 1. e "de informática" o complemento oblíquo na frase 2. Ou estarei enganada?

Agradeço, antecipadamente, a vossa colaboração. i

Resposta:

No caso em apreço, o constituinte nada tem a função de modificador do verbo e «de informática» de complemento oblíquo.

Nada é usado na frase como um advérbio de quantidade e grau, na medida em que contribui para “medir a quantidade” do evento veiculado pelo verbo perceber, como aconteceria com outros advérbios da mesma natureza:

(1) «Percebo bastante de informática.»

(2) «Percebo pouco de informática.»

(3) «Percebo imenso de informática.»

No caso apresentado, uma vez que se trata de uma frase negativa, existe uma correlação entre não e nada.

Assim, na frase em apreço, o verbo perceber, usado com o sentido de "saber", é transitivo indireto, regendo a preposição de e pedindo complemento oblíquo. Esta função é desempenhada, neste caso, pelo constituinte «de informática».

Disponha sempre!

Pergunta:

Qual destas sequências, se alguma, está correta?

«Uma colcha branca de algodão, com cheiro a lavado», ou «uma colcha branca de algodão, com cheiro a lavada»?

Bem hajam! 

Resposta:

A opção pela forma masculina ou feminina de lavado ficará dependente da intenção que se associar à sequência frásica.

Assim, poder-se-á considerar que na sequência apresentada existe uma elipse:

(1) «uma colcha branca de algodão, com cheiro a [colcha] lavada»

Neste caso, lavada concorda em género e número com o nome colcha, que determina. Pretender-se-á com esta opção colocar o enfoque na limpeza da própria colcha.

Por outro lado, poder-se-á optar pela forma masculina lavado:

(2) «uma colcha branca de algodão, com cheiro a lavado»

Neste caso, o constituinte «cheiro a lavado» deve ser interpretado no mesmo plano que se interpretariam constituintes como «cheiro a flores» ou «cheiro a mar». Trata-se de um constituinte formado pelo nome cheiro acompanhado pelo grupo preposicional «a lavado», na qual lavado funciona como um nome comum com o sentido de “o que se lavou”. Nesta opção, a tónica coloca-se mais no cheiro que se associa à colcha.

O efeito que resulta da opção pelo masculino ou pelo feminino é, no entanto, muito pouco marcado, pelo que será a sensibilidade do locutor a determinar a forma que é para ele mais aceitável.

Disponha sempre!

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